Conhece-te a ti mesmo

Projeto

Menu Programas

Na formação da nossa personalidade todos os períodos da nossa vida são importantes mas não podemos minorar a relevância da puberdade e da adolescência. Através de um conhecimento partilhado sobre as alterações psicofisiológicas que se verificarão, estamos certos que os nossos jovens alunos crescerão de forma mais segura, confiante e alegre.

Deste modo, o Centro de Desenvolvimento Consigo e o Departamento de Psicologia e Orientação Escolar do Colégio Campo de Flores, elaboraram e dinamizam o Programa “Conhece-te a Ti Mesmo: a Puberdade”, com os alunos do 5º ano de escolaridade.

O programa consiste em ajudar as crianças a construir bases de uma sexualidade adulta saudável e tem como principal objetivo dar resposta às primeiras dúvidas e angústias que aparecem nos nossos alunos neste momento do seu desenvolvimento pessoal. O programa permitirá que pensem sobre si mesmos e sobre as suas transformações, vivências e emoções, ajudando-os a compreender melhor quem são.

O Programa “Conhece-te a Ti Mesmo: a Puberdade” tem início com uma sessão de esclarecimento aos encarregados de educação com o objetivo de dar a conhecer, de forma mais específica, o programa em causa.

Posteriormente realizam-se sete sessões (com uma duração de 45 minutos sensivelmente), em sala de aula, em tempo letivo. É dinamizado pela psicóloga Susana Cheis.

Enquanto escola, acreditamos que os conteúdos trabalhados se revestem de extrema importância para o futuro dos nossos alunos, estando conscientes que o sucesso do programa ao nível do desenvolvimento das competências trabalhadas durante as sessões será tanto maior quanto maior for o envolvimento e participação ativa de toda a comunidade educativa (pais, professores e alunos).