Colégio Campo de Flores na sessão do Euroscola.

3Mais de 550 alunos e professores de quase todos os Estados-Membros da União Europeia marcaram presença no passado dia 13 de fevereiro na sessão do Euroscola, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França. Entre os presentes na iniciativa estiveram 24 alunos do Colégio Campo de Flores, ao lado de estudantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Croácia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

7Por ano, o Euroscola recebe milhares de estudantes com idades entre 16 e 18 anos de todos os 28 membros Estados-Membros da União Europeia para passarem o dia no hemiciclo, agindo como eurodeputados no Parlamento Europeu. A sessão do Euroscola dá aos alunos a oportunidade de interagir e trocar informações em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Alemão) e também destaca a importância da cooperação intercultural. Mais: é dada a oportunidade aos participantes de partilharem um pouco sobre sua escola e da região de onde são oriundos, o que proporciona uma maior interação e enriquece a diversidade cultural e de diálogo. O Colégio Campo de Flores foi dignamente representado pelos nossos alunos.5

Assim como os deputados do Parlamento Europeu, os alunos trabalharam em grupos e comissões, nos quais discutiram os seguintes temas: o meio ambiente e energia renovável; 2015 – Ano Europeu do Desenvolvimento; o futuro da Europa; a liberdade de informação e de cidadania ativa; as migrações e integração e o emprego jovem. Para que os nossos alunos pudessem participar de forma ativa na sessão, prepararam-se desde outubro para em Estrasburgo já estarem familiarizados com as questões em discussão.