Aprender a Vencer

Projeto

Menu Programas

TÍTULO: Programa “Aprender a Vencer”
DINAMIZADOR: Clube do Otimismo
DESTINATÁRIOS: Alunos do 3ºano e respectivas famílias

Temos assistido, nos últimos tempos, a uma postura e a discursos muito negativos em relação ao dia a dia e ao futuro que se aproxima. Entendemos como fundamental preparar os nossos alunos para serem realistas, pró-ativos e felizes, desenvolvendo um conjunto de competências que lhes facilitem o seu percurso vindouro e que contribuam para a sua formação integral enquanto seres humanos.

Deste modo, o Colégio Campo de Flores, em parceria com a empresa Clube do Otimismo, realiza com os alunos do 3º ano de escolaridade, o Programa “Aprender a Vencer”.

O programa em causa baseia-se nas mais recentes investigações da psicologia positiva e das neurociências, e tem como principal objetivo estimular competências fundamentais como a resiliência, a capacidade de lidar com as adversidades de forma positiva, a autoconfiança, a capacidade de manter o otimismo e a energia, a criatividade para resolver problemas, a pró-atividade e a motivação.

Ao mesmo tempo, os alunos são estimulados a desenvolver a sua capacidade de organização e de gestão de recursos, de forma a tornarem-se jovens ativos, responsáveis e empreendedores.

A estimulação destas competências, que são as bases do sucesso e do bem-estar, leva-as a adotar uma atitude mais otimista e motivada perante a escola em particular e para a vida em geral.

O Programa “Aprender a Vencer” realiza-se na sala de aula, em tempo letivo e tem uma duração de dez sessões, cada uma com uma hora sensivelmente. É dinamizado por monitores credenciados e acompanhado pela professora titular da turma.

Em cada sessão são realizadas várias atividades pedagógicas que envolvem as crianças em dinâmicas que lhes permitirão uma melhor compreensão e interiorização dos conteúdos abordados.

Paralelamente é distribuído a cada professora um conjunto de propostas de atividades, tendo em conta as competências trabalhadas durante a sessão dessa semana e que, ao mesmo tempo, irá estimular o domínio das expressões (escrita e/ou plástica) e o domínio da matemática.

Também os Encarregados de Educação recebem, semanalmente, uma ficha informativa, com o intuito de dar a conhecer os objetivos de cada sessão, e apresentar sugestões de estratégias para uma estimulação reforçada das competências em ambiente familiar.

Trata-se de um programa que tem revelado um elevado impacto nas crianças, tornando-se particularmente visível o seu efeito ao nível da autoconfiança, da resiliência, da comunicação positiva e da persistência.

Com o objetivo de dar a conhecer, de forma mais específica, o programa em causa, está planeada uma sessão de esclarecimento com os encarregados de educação, a realizar após as primeiras cinco sessões.

Enquanto escola, acreditamos que os conteúdos trabalhados se revestem de extrema importância para o futuro dos nossos alunos, estando conscientes que o sucesso do programa ao nível do desenvolvimento das competências trabalhadas durante as sessões será tanto maior quanto maior for o envolvimento e participação ativa de toda a comunidade educativa (pais, professores e alunos).