Escrever mais

Projeto

Menu Programas

PROGRAMA DE ESCRITA PARA OS ALUNOS DO 1.º E DO 2.º CICLOS

A aprendizagem da escrita caracteriza-se como um processo complexo e evolutivo, pelo que os primeiros anos de escolaridade são fundamentais para que o aluno adquira um bom conhecimento da língua e uma vivência positiva e feliz tanto com a leitura como com a escrita. Assim, entendemos que os anos que englobam o 1.º e o 2.º ciclos são determinantes para promover uma boa competência de escrita.
O programa que o Colégio oferece aos seus alunos procura, neste sentido, tornar a escrita mais presente e mais consciente, tendo como principais objetivos formar bons escreventes, capazes de autorregular a sua prática de escrita e de responder aos desafios inerentes às aprendizagens escolares e ao mundo que os rodeia.

escrevermaislogoDINÂMICA DO PROGRAMA EM AULA 1.º CICLO – 3.º e 4.º anos

Semanalmente, os alunos recebem um desafio de escrita relacionado com as personagens que habitam o prédio da Rua do Campo de Flores. Estes desafios são construídos de acordo com os vários tipos de texto trabalhados na disciplina de Português e as necessidades encontradas no desempenho dos alunos.
Simultaneamente, os alunos vão tendo ao seu dispor vários recursos que lhes permitem, por um lado, recordar e orientar os processos de construção de um determinado tipo de texto e, por outro, consolidar e aplicar estratégias de planificação, redação e revisão de texto.

Pretendemos que a avaliação seja fundamentalmente formativa, com vista à autorregulação do aluno. Assim, diversificamos as estratégias de acompanhamento do processo de escrita: ora promovemos a escrita assistida (em que o professor vai vigiando e sugerindo formas de aperfeiçoamento da escrita do aluno); ora promovemos uma escrita mais autónoma (que será apreciada posteriormente numa perspetiva mais formativa ou com a atribuição de um nível, à semelhança das avaliações formais).
Todo o trabalho desenvolvido vai sendo organizado num portefólio, entendido como um “livro de escrita” que vai espelhar o percurso feito pelo aluno na sua formação enquanto escrevente.

2.º CICLO – 5.º e 6.º anos
Ao longo do ano letivo, os alunos de cada turma são divididos em dois turnos de modo a trabalharem quinzenalmente com a professora de escrita na hora de Apoio ao Estudo – Organização e Método/Escrever+. Também nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza estão contempladas horas para este trabalho.
Todas as atividades desenvolvidas são planificadas pelo conjunto de professores envolvidos de modo a concretizarmos eficazmente os nossos objetivos. Na hora de Escrever+, o trabalho desenvolvido caracteriza-se como um trabalho de pormenor, em que os alunos consolidam a aprendizagem feita sobre a construção de um texto, passando pelas várias etapas inerentes a este processo, com um tempo diferente, que lhes permite ir ao encontro da sua própria identidade enquanto escreventes.

Durante o ano, os alunos vão construindo um portefólio de escrita que os acompanhará ao longo do ciclo e refletirá o seu percurso enquanto escreventes. Aqui, terão a cronologia dos seus textos escritos, bem como materiais informativos que os acompanharão na resolução dos desafios de escrita nas várias disciplinas.
À semelhança do que acontece no 1º ciclo, também aqui privilegiamos a avaliação formativa, ainda que, em cada trimestre, decorram dois momentos de avaliação de escrita que farão parte da média da disciplina de Português.

ESCREVER+ E MELHOR
O objetivo principal do nosso programa de escrita é que os alunos desenvolvam até ao final do 2.º ciclo a sua própria “consciência escritural”, sendo capazes de autorregular o seu desempenho, comunicando através da palavra escrita com sucesso.


escrevermais2014-15escrevermais2014-15escrevermais2013-14