GAS (Gabinete de Apoio ao Secundário)

Projeto

Menu Programas

O que é o GAS?

O GAS é um espaço dedicado ao diálogo e trabalho com os alunos do ensino secundário, promovendo a autonomia na exploração dos fatores críticos, internos e externos, para o sucesso de uma tomada de decisão vocacional consciente.

É dinamizado pela psicóloga do departamento de psicologia e orientação escolar (DPOE) responsável pelo ensino secundário (Sílvia Correia).

Como se desenvolve?

No início do ano letivo são aplicados questionários de satisfação e testes de interesses profissionais ao 10º e 11º ano, respetivamente, em contexto de grupo. O acompanhamento e desenvolvimento do plano individual de carreira inicia-se no momento em que o aluno solicita o apoio do GAS podendo este acontecer no 10º, 11º ou 12º de acordo com a vontade do aluno.

Os alunos têm ainda a possibilidade de se inscreverem para participar num estágio/experiência profissional, propondo uma entidade/ empresa onde gostariam de desenvolver o seu estágio ou solicitando a nossa ajuda no sentido de encontrar profissionais e empresas disponíveis para os acolherem de um dia a uma semana.

O que pode esperar do GAS?

O GAS está disponível para cada aluno individualmente.

Não existe um programa predefinido. Acompanhamos o desenvolvimento do projeto de carreira, atuando como facilitadores e não como autores do projeto.

Fazemos uma análise da cada situação, tendo como base os dados recolhidos no 9º, 10º e 11º anos através de testes de interesses, valores, aptidões e questionários de satisfação. Facilitamos os processos necessários à ação, facilitamos contatos com estabelecimentos de ensino superior, com profissionais das áreas de interesse, etc.

O que esperamos do aluno e da família?

Esperamos de cada aluno que procura o GAS uma implicação e preocupação genuína com o seu futuro. É o aluno que deve trazer dúvidas, preocupações, conhecimentos e sugestões.

Contamos com a família para discutir, apoiar, questionar o aluno, estimular a procura de informação e participar ativamente no processo de desenvolvimento do projeto de carreira.

Que resultados pretendemos obter?

O objetivo do trabalho desenvolvido pelo GAS é que no final do processo o aluno tenha uma maior consciência das suas características (Quem sou?), que tenha mais informação sobre o perfil profissional que deseja que deseja ter (Papel que pretendo desempenhar), que tenha uma visão objetiva e real do mercado de trabalho e do que este lhe vai exigir (Como fazer).

Como contactar o GAS?

Para chegar ao GAS pais e alunos podem dirigir-se ao gabinete de psicologia ou enviar um email para dpoe@campodeflores.com.