Orientação Vocacional – 9ºano

Projeto

Menu Programas

“O projeto de vida constrói-se. Não se constrói sozinho nem de um momento para o outro…”

O que é a Orientação Vocacional?
O processo de Orientação Vocacional pretende ser um auxílio no projeto pessoal de carreira dos alunos do 9º ano de escolaridade.
A informação recolhida através de testes de competência, aptidões, personalidade e interesses, contribui para uma escolha mais consciente e sustentada por parte dos jovens, daquilo que será o seu percurso académico e/ou profissional.
O processo é facultativo, sendo oferecido pelo colégio a todos os alunos do 9º ano que nele se inscrevam.

Como se desenvolve?
Ao longo do primeiro período e após uma sessão de sensibilização em todas as turmas, os alunos que se inscrevem participam numa sessão semanal para preenchimento de testes e partilha de informação com alunos do ensino secundário.
Durante o segundo período letivo são realizadas entrevistas a alunos e respetivos encarregados para discussão de informação e partilha de resultados.
Aos alunos que revelam maior imaturidade vocacional são ainda propostas sessões de exploração que pretendem aumentar o autoconhecimento e o conhecimento das ofertas educativas.

O que pode esperar da Orientação Vocacional?
Do projeto de Orientação Vocacional pode esperar: o esclarecimento sobre a natureza da decisão vocacional a tomar no final do 9º ano, bem como dos percursos possíveis para o prosseguimento de estudos; a recolha de informação sobre cada aluno e partilha da mesma com o próprio e com a família, apoiando o diálogo e negociação entre ambos no que respeita a decisão sobre o futuro próximo; a responsabilização e apoio dos alunos relativamente ao seu processo de tomada de decisão.

O que esperamos do aluno e da família?
A família e outras pessoas significativas têm um papel preponderante nas decisões de carreira dos adolescentes. Ao longo do processo solicitamos que sejam fomentadas: a autonomia, a procura de informação significativa para a tomada de decisão e o confronto com as características pessoais do jovem.

Que resultados pretendemos obter?
No final do processo pretendemos ter jovens conscientes das suas características pessoais, dos seus interesses académicos e/ou profissionais e do percurso formativo necessário para concretização dos seus objetivos.

Como entrar em contacto?
Para entrar em contacto diretamente connosco, pais e alunos podem dirigir-se ao gabinete de psicologia ou enviar um email para dpoe@campodeflores.com.