Crescer para Empreender

Projeto

Menu Programas

TÍTULO: Programa “Crescer para Empreender”
DINAMIZADOR: Academia do Empreendedorismo (empresa Betweien)
DESTINATÁRIOS: Alunos do 4ºano e respectivas famílias

O Colégio Campo de Flores, em parceria com a empresa Betweien e a sua Academia de Empreendedorismo, realiza com os alunos do 4º ano de escolaridade, o Programa “Empreender para Crescer”.
Este programa tem como objetivo fomentar uma atitude empreendedora através do desenvolvimento de competências transversais, recorrendo a metodologias próprias e adaptadas à faixa etária.
Ao longo das sessões são clarificados vários conceitos tais como: empreendedorismo, competências empreendedoras (iniciativa, trabalho em equipa, gestão do tempo, comunicação) e abordagem por projeto. É de realçar que a promoção de competências empreendedoras, é potenciada através de situações problema contextualizadas, às quais os alunos têm de apresentar e comunicar respostas práticas.
No decorrer do programa é também lançado um desafio empreendedor que implica o planeamento e execução de um projeto final e a comunicação formal do mesmo.
O Programa “Empreender para Crescer” realiza-se na sala de aula, em tempo letivo e tem uma duração de quinze sessões, cada uma com uma hora sensivelmente. É dinamizado por monitores credenciados e acompanhado pela professora titular da turma.
O Programa tem como ponto de partida a leitura e dinamização do livro “O Senhor Empreendedorismo” e em cada sessão são realizadas várias atividades pedagógicas que envolvem os alunos em dinâmicas que lhes permitirão uma melhor compreensão e interiorização dos conteúdos abordados.
Com o objetivo de dar a conhecer, de forma mais específica, o programa em causa, realiza-se, após as primeiras oito sessões, uma sessão de apresentação e esclarecimento com os encarregados de educação.
No que respeita às competências e temáticas a desenvolver, seguimos o seguinte planeamento de conteúdos:

crescerparaempreender-1 crescerparaempreender-2

Enquanto escola, acreditamos que os conteúdos trabalhados se revestem de extrema importância para o futuro dos nossos alunos, estando conscientes que o sucesso do programa ao nível do desenvolvimento das competências trabalhadas durante as sessões será tanto maior quanto maior for o envolvimento e participação ativa de toda a comunidade educativa (pais, professores e alunos).