Dimensão Internacional do Nosso Colégio

DSC_1393As mobilidades e intercâmbios escolares representam já uma tradição no Colégio Campo de Flores. Há mais de uma década empreendemos ações no sentido de abrir a nossa Escola a realidades diferentes, acreditando que essa diferença seria sinónimo de aprendizagem. Não saímos defraudados. Após cinco projetos Comenius envolvendo alunos, famílias e docentes desde o pré-escolar ao ensino secundário; após intercâmbios continuados de grupo escolares e mobilidades individuais de alunos ficamos com a certeza que os nossos alunos, os nossos professores, a nossa Escola ficou diferente, pois mais aberta a novas realidades, mais disponível e flexível para a cooperação.

Neste vasto movimento de construção de relações pessoais, sociais e institucionais aprendemos a reconhecer as boas práticas em cada uma das Escolas-parceiras e repetivas comunidades; igualmente desenvolvemos capacidade crítica que nos permitiu compreender o que de bom a nossa Escola faz e o nosso país contém, e é tanto. Podemos mesmo afirmar que estas iniciativas incrementaram o nosso auto-conceito, ajudando a melhor constatarmos as nossas forças e debilidades e a promover iniciativas de melhoria pela inovação.

O conhecimento da cultura europeia, das línguas nacionais e o aprofundamento da língua inglesa, praticamente assumida como uma língua franca, têm garantido maior segurança aos nossos alunos e professores na criação de disponibilidade para o abraçar de novos projetos de colaboração. Neste sentido têm sido importantes os cursos de verão em Inglaterra, disponibilizados aos alunos há mais de duas décadas e que têm tido elevada participação. O percurso percorrido permite-nos afirmar que a comunidade escolar do Colégio Campo de Flores está muito atenta, disponível e desejosa, para que surjam novas oportunidades de cooperação.