Atividade experimental – anatomia de um coração (3.º A)

No dia sete de março, recebemos uma visita muito especial. A mãe do nosso colega Tiago Costa, a professora de Biologia Telma Rodrigues, e quatro dos seus alunos, a Madalena, o Silva, o Francisco e a Inês,  visitaram a nossa sala de aula para nos ensinarem um pouco mais sobre o funcionamento do coração humano. Para nosso espanto, trouxeram dois corações de porco (por serem semelhantes ao coração do ser humano), prontos para serem dissecados… Esta última palavra é muito estranha, não acham? Dissecar significa dividir um corpo morto, no nosso caso o coração de porco, em várias partes e estudá-lo. Foi isso mesmo que fizemos.

Aprendemos que o coração tem quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos; que são as artérias que levam o sangue para outras partes do corpo e que as veias o recebem; e que graças às válvulas presentes no coração o sangue não volta para trás.

Estávamos bastante contentes com a atividade e de repente… mais uma surpresa! Os nossos convidados trouxeram os pulmões de um coelho. A Maria Flor colocou uma palhinha dentro da traqueia e soprou, simulando a respiração do animal. Os pulmões encheram-se com grande facilidade. Foi um momento incrível para todos nós, pois não tínhamos ideia que poderiam existir pulmões tão pequeninos e sensíveis.

Adorámos a atividade que a mãe do Tiago e os seus alunos prepararam para nós! Como o Diogo Costa disse, foi uma experiência um pouco assustadora, mas que nos ensinou muito. Quando vestimos as batas e utilizamos o material de laboratório sentimo-nos verdadeiros cientistas!

OBRIGADO PROFESSORA TELMA, MADALENA, SILVA, FRANCISCO E INÊS!

Agrupamento de Escolas Emídio Navarro