Porque Semestres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porquê dividir o ano letivo em Semestres ao invés de trimestres?
As razões prendem-se com aspetos Pedagógicos.

Uma divisão por semestres permite:
. Organização equitativa do número de dias letivos entre os dois semestres (anula-se a desigualdade, muitas vezes de difícil gestão entre trimestres demasiado curtos);

. Gestão do currículo de forma a aliar aos conteúdos estruturantes as estratégias de ensino-aprendizagem mais envolventes de forma a melhor desenvolver as competências de Comunicação, Colaboração, Criatividade e Pensamento Crítico (4 C’s).

. Gestão do calendário e do tipo de instrumentos utilizados para aferir e avaliar conteúdos, de forma mais aliciante para os alunos, na linha das recomendações do perfil do aluno do século XI, possibilitando igualmente a redução dos níveis de stress dos alunos face à avaliação compactada em determinados momentos.

. Eliminar parte do tempo e burocracia associada à existência de três momentos de avaliação, que passarão a existir somente no final de cada um dos semestres;

. Possibilidade de Períodos letivos mais alargados com mais espaço para monitorização e apoio aos alunos.


Teremos ainda reuniões de Pais?

Sim, como já é tradição, faremos no início do ano uma reunião geral com os Encarregados de Educação de cada ano que nos permitirá refletir sobre aspetos que a escola entenda por bem reforçar. Neste momento serão também esclarecidas dúvidas gerais dos senhores Encarregados de educação.

Aproximadamente a meio de cada um dos semestres teremos igualmente as nossas reuniões intercalares com Encarregados de educação. Nestas reuniões serão entregues registos de avaliação intercalar (2.º, 3.º e Secundário). No caso do 1.º Ciclo envia-se informação escrita aos Srs. Encarregados de Educação.

Os Responsáveis de turma continuarão a ter, associado ao seu horário, um período de atendimento, com o qual os pais poderão contar para agendar reunião pontual, de acordo com o seu interesse ou dúvidas a esclarecer.

No que respeita à comunicação entre Colégio – Famílias reforçamos a importância de todos os Encarregados de Educação acederem ao portal do aluno, uma vez que é este o meio de informação privilegiado para passar informação de caráter pedagógico, bem como todas as circulares.


Como funcionarão as interrupções letivas?

Com este novo modelo, encurtamos em três dias a interrupção letiva do Natal e em dois dias a paragem na Páscoa. Acrescentamos uma interrupção letiva de uma semana entre os dois semestres para que se proceda à avaliação do 1.º semestre.

Para o aluno frequentar o Colégio nos dias em que o Colégio está aberto o Sr. Encarregado de Educação deve expressá-lo por escrito.


O Colégio estará aberto nas interrupções letivas?

O colégio estará aberto para receber os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo (que não tenham possibilidade de outro enquadramento) nos dias indicados no calendário.