A mãe da Leonor Neto deu uma aula sobre o Alentejo

 

Os 1ºs anos receberam a mãe da Leonor Neto que nos veio apresentar um pouco do seu querido Alentejo. É uma mãe muito orgulhosa da sua cidade de origem que aproveitou todos os seus conhecimentos da infância e recriou-nos uma aula muito lúdica e bastante interessante sobre a cortiça.

Explicou-nos com imagens e vídeos de como é retirada a cortiça, o nome da árvore e o fruto que dela advém. Falou-nos de quantos anos em média um sobreiro pode viver… de quantos em quantos anos se pode extrair a cortiça, e de forma simples explicou como eramos capazes de saber o ano que foi retirada a última cortiça. Partilhou termos técnicos importantes para o enriquecimento do nosso vocabulário que ficam como conhecimento geral para conseguirmos compreender e estudar melhor a nossa região na área de projeto. Continuaremos assim ao longo deste ano, a saber  mais sobre o Alto-Alentejo, região trabalhada pelos 1º anos de escolaridade.

Desde já o nosso agradecimento à mãe da Leonor Neto à (D. Rita) por todo o trabalho e disponibilidade prestada na vida da sua filha.

Como se extrai a cortiça do sobreiro?

27012014MaeDeuAulaAlentejo1AnoF1

No entanto, é devido à cortiça que o sobreiro tem sido cultivado desde há muitos anos.
Portugal é o maior produtor mundial de cortiça.
À tiragem da cortiça dos sobreiros dá-se o nome de descortiçamento. Este só pode ser feito quando a árvore atinge entre 25 e os 30 anos e depois só de 9 em 9 anos.

27012014MaeDeuAulaAlentejo1AnoF2

Usadas antigamente pelos trabalhadores, como os cucharros e tarros, como em peças de decoração.

27012014MaeDeuAulaAlentejo1AnoF3