Gonçalo Carmo ganhou a Medalha de Bronze

novo-2

Eu sou o Gonçalo Carmo, tenho 14 anos e frequento o 9ºano.
Pratico karaté  (Shotokan) desde os meus 7 anos e sou 2º kyu (nível dois do cinturão castanho). Sou federado e participei no mundial que ocorreu em Portugal de 26 a 28 de Setembro de 2014.
Fiquei em 3º lugar em kata equipa e fui eliminado do combate com um italiano por excesso de contacto.
Ter participado no Mundial de Karaté foi para mim uma experiência única e tão especial que nunca irei esquecer. Desde o momento em que fui selecionado para representar o nosso país, com todos os treinos intensivos que tive em Caneças e até o dia ao último dia do mundial, dei o meu melhor.
Do mundial registo três momentos inesquecíveis: o primeiro, quando subi ao pódio e recebi a minha medalha; o segundo, quando foi a abertura do mundial e tocou o hino de Portugal e o terceiro, quando tirei uma fotografia com o fundador do Shotokan, o Mestre Funakoshi.
Neste Mundial participaram 16 paises ( Rússia, Londres, Alemanha, Portugal, Itália, Ucrânia, Cazaquistão, Holanda, Africa do sul, França, Finlândia, …) e cerca de 600 atletas.
A experiência deste campeonato, tornou-me uma pessoa mais confiante pois fui capaz em momentos de tensão, como os combates, de enfrentar o meu adversário sem medo de perder. O convívio com os competidores de outros países e mesmo de outras áreas geográficas do nosso país foi também muito enriquecedor.  Foram momentos vividos com muito sentimento e muita paixão em que o espírito de equipa esteve sempre presente.
Espero poder vir a viver outra experiência como esta.

Gonçalo Santos (9ºano)