5 de outubro de 1910

A passagem do século XIX para o século XX foi particularmente crítica para a sociedade portuguesa. O nacionalismo Lusitano estava de rastos e os valores da Revolução Francesa deixaram marcas para sempre.

No dia 5 de outubro de 1910, Portugal derrubou a monarquia e tornou-se num dos poucos países europeus a serem governados por um regime republicano. À data da implantação da 1ª República, existiam, apenas dois estados europeus com o mesmo regime político. Na verdade, os primeiros anos de existência do novo regime, acabariam por demonstrar a fragilidade e a dificuldade que as instituições tiveram para obter a confiança e serem reconhecidas pelas restantes nações. É exemplo dessa dificuldade, a entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial, como forma de afirmação perante o estrangeiro.

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, preparou um pequeno evento dirigido desta vez aos mais pequenos, alunos do 4º ano, uma vez que a implantação da República será objeto de estudo neste ano letivo. Para isso, o aluno Tomé Mendes do 6ºC, encarnando a personagem de José Relvas, (grande republicano), percorreu as turmas do 4º ano, onde leu de forma fervorosa o discurso “imaginário” que José Relvas proferiu no dia 5 de outubro, da varanda da Câmara de Lisboa.

 Este evento contribuiu para promover a História e a memória da implantação do regime republicano em Portugal.

Departamento de CSH