A importância das vacinas: os polícias bons e os vilões do nosso corpo – Ed. Marta
Ao trabalharmos o tema do Corpo Humano era inevitável que surgissem as questões do que podemos fazer para prevenir que o nosso corpo deixe de funcionar como deve.
Sabemos que existem hábitos e boas práticas de saúde que devemos conhecer e cumprir, como uma boa alimentação e higiene.
No entanto, uma pergunta pairava no ar desde o inicio deste ano: “porque é que todos os meninos da sala têm ido tomar vacinas?”
Quase todos foram nervosos, alguns voltaram com diplomas de bravura, mas nenhum soube responder à principal dúvida: “para que servem afinal as vacinas?”
A Margarida – a mãe da Maria Flor – levantou um bocadinho do véu ao dizer-nos, logo no início, que as vacinas serviam para ajudar a prevenir doenças.
Mas como? Queríamos perceber como isso acontecia dentro do nosso corpo.
Para tal, a Margarida mostrou-nos um vídeo que esclareceu as nossas dúvidas.
Na animação a que assistimos, aprendemos que as vacinas que tomamos são, na realidade, anticorpos para diversas doenças.
Esses anticorpos, que vão sob a forma de um líquido que é injetado nas nossas veias, são uma espécie de “polícias bons” que combatem as bactérias, os vírus e as toxinas que entram no nosso organismo.
Se formos infetados com um desses “vilões” e não possuirmos os anticorpos necessários para os combater, acabamos por ficar doentes.
Agora que já sabemos a importância das vacinas, não vamos nunca mais hesitar em tomá-las!
Obrigada à mãe da Maria Flor pela simpatia e disponibilidade!