A mãe do Martim Julião deu-nos uma aula!
A mãe do Martim Julião veio falar-nos de um tema no qual andamos a debruçados este ano: regras e direitos.
Já sabíamos que existiam regras na sala, ditadas pelo professor; na escola, ditadas pelo diretor; em casa, ditadas pelos pais; nas ruas, por causa do trânsito… Mas ficámos a saber que também existem as regras do país, escritas na Constituição.
A Marta, mãe do Martim, explicou-nos que, para garantir que as regras do país são cumpridas, existem os advogados – que explicam e ajudam a aplicá-las –, a polícia – que verifica se as regras estão a ser cumpridas – e os juízes, que decidem se uma pessoa que não cumpre as regras deve ser castigada e de que maneira.
A Marta, que é advogada de profissão, veio vestida de toga e explicou-nos que é assim que os juízes e os advogados se devem apresentar no tribunal.
Aprendemos ainda que é no Parlamento que são discutidos os mais importantes assuntos do país, pelos membros do governo. Até ficámos a saber o nome do Primeiro-ministro e do Presidente da República, que é o chefe máximo de Portugal.
Mas não só de regras é feito o mundo, as pessoas também têm direitos. Nesta aula ficámos a saber que um dia, adultos de todo o Mundo, decidiram que deveria haver um documento onde aparecessem escritos os direitos que todas as crianças deveriam ter, de modo a garantir que fossem cumpridos em todos os países. Chamaram-lhe Declaração dos Direitos das Crianças.
Apesar de sabermos que ainda “há crianças que não têm estes direitos e algumas não têm dinheiro nem comida” (Tiago Silva), temos esperança que um dia estes direitos venham a ser respeitados em todo o Mundo.
Divertimo-nos e aprendemos muito nesta aula.
Obrigada à mãe do Martim pela disponibilidade e simpatia!
Sala dos 4 anos, Educadora Marta!