Alunas do CCF vão representar Portugal na Competição Europeia do Blue Challenge

miniempresa Biolloonys, composta pelas alunas Maria Magueijo, Marta Domingos e Matilde Melo, do 12.º ano D, foi a vencedoras da Competição Nacional Blue Innovation Award e vai por isso representar Portugal na Competição Europeia do Blue Challenge, que decorre a 18 de maio. Além de irem representar o País nesta competição europeia, as alunas vão receber um merecido troféu e participar na cerimónia do toque do sino com a Euronext.

Esta competição está integrada no âmbito do Blue Challenge, programa com foco nas competências de Economia Azul e que resulta de uma parceria entre a JA Europe e a Euronext. Nove equipas nacionais do programa A Empresa que estão a desenvolver produtos ou serviços no âmbito da Economia Azul e das Alterações Climáticas competiram entre si com o objetivo de se apuraram para a próxima fase. O prémio europeu será posteriormente atribuído à equipa – da Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Holanda ou Reino Unido – que revelar a ideia de negócio mais inovadora.

Recorde-se que a miniempresa Biolloonys foi criada no âmbito no Projeto A Empresa e tem por objetivo comercializar balões biodegradáveis, constituídos por materiais específicos (PLAs ou Polímeros de Amido) que minimizam o impacto negativo que os balões têm nos ecossistemas.

Queremos deixar o nosso agradecimento aos jurados desta competição: Luís Aguiar, presidente da JAP; Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisbon; Ruben Eiras, secretário-geral da Fórum Oceano, e Rui Quaresma, diretor do Departamento de Gestão da Universidade de Évora. A todos eles, o nosso muito obrigado! E não podemos deixar de referir o nome de João Barbosa, voluntário da Euronext, pelo apoio e mentoria às nossas alunas.