“Arbeit Macht Frei” – O Trabalho Liberta

Estas palavras situam-se na entrada do campo de concentração. Fica em Auschwitz no sul da Polónia.

Este campo fazia parte de uma quantidade de campos de concentração e extermínio concebidos pela Alemanha Nazi.

Este campo foi construído para levar a cabo o tratamento especial para os prisioneiros no ano de 1941. Este ano fez parte dos cinco anos que durou a 2°Guerra Mundial. Esta guerra que ocorreu desde 1939 a 1945, envolveu a maioria das nações do mundo envolvendo a Ásia, África, Europa e Estados Unidos da América.

O promotor desta guerra foi Adolf Hitler, um alemão que se tornou um dos membros mais importantes do Partido Trabalhista Alemão. O partido transformou-se no partido Nazi ao ser incluída a ideia “nacional socialista.”

Um dos propósitos deste partido fascista era a extinção do povo judeu, dos homossexuais, ciganos e dos negros.

Na construção deste campo em Auschwitz foram concebidos lugares para conservar o carvão e também primitivas câmara de gás.

Os judeus eram conduzidos em comboios superlotados vindos das mais diferentes zonas da Alemanha e da Polónia entre outros, achando que iam para algum lugar onde teriam condições de trabalho e de vida. Eram recebidos à entrada por um grupo de músicos, por sua vez judeus prisioneiros. Ao entrarem no campo eram-lhes retirados todos os pertences (ouro, jóias, pratas etc) e eram encaminhados para camaratas onde os beliches de madeira sem qualquer conforto, serviriam de cama.

Normalmente trabalhavam 12 horas quer na construção de carris, os homens, ou  na costura, as mulheres. Também enterravam os corpos, separavam roupas e retiravam dentes de ouro. Na hora do “banho”, eram levados para câmaras onde eram brutalmente gazeados. Foi aí que se estima que terão sido cerca de 6 milhões de judeus exterminados.

A maldade pura, a ganância e a inveja de Hitler conseguiu levar à morte de milhões de pessoas.

Como é que a maldade de alguém pode chegar tão longe?- estas são perguntas que estão presentes na história da 2°Guerra Mundial, perguntas que às quais nunca conseguiremos dar uma resposta.

“O trabalho torna-nos livres” de facto tornou-os livres: livres da vida, livres de serem aceites na sociedade, livres de poderem ser humanos…  mas mais que isso…  livres de poderem ser eles próprios e ter o direito de morrer com dignidade.

Hoje, dia 27 de Janeiro de 2022, 77 anos depois, foi o dia em que se encerrou o campo de concentração de Auschwitz. Recordamos este dia para que os homens nunca mais repitam tal horror, nem permitam que a maldade humana seja mais pesada que a morte.

Constança Valente 9°B