Atividade Laboratorial, no Departamento de Química na FCT/UNL, realizada pelas alunas de química do 12ºA.
No dia 18 de novembro, dirigimo-nos ao Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para realizar a atividade laboratorial sobre a Equação de Nernst.
O objetivo da atividade era verificar experimentalmente a Equação de Nernst, que permite calcular a força eletromotriz de uma pilha.
Estávamos acompanhadas de alunos, também do 12ºano de química, da Escola Secundária Romeu Correia. De início, tanto eu como a Catarina estávamos um pouco receosas em relação ao ambiente laboratorial de uma universidade, no entanto, conseguimos adaptar-nos e realizar a experiência com rapidez e eficácia. No final, obtivemos resultados experimentais próximos do resultado teórico, o que significou sucesso da nossa parte.
Esta atividade permitiu a familiarização com a universidade, aumentar a destreza no laboratório e reforçar o conhecimento em relação à equação de Nernst.
Em geral, gostámos bastante da visita, pois conseguimos aprofundar os conhecimentos e divertimo-nos durante a realização da atividade.
Catarina Martins e Catarina Amado, 12ºA