Atividade laboratorial num dos Laboratórios do DCM e Visita ao CENIMAT na FCT/UNL
Na passada Quarta-Feira, a turma de Química do 12º ano do Colégio Campo de Flores, realizou uma visita ao Departamento de Ciências dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com o intuito de colocar em prática conhecimentos obtidos em aula de forma a poder responder de modo íntegro a duas situações problema: “Que fatores afetam a corrosão dos metais?” e “Como proteger os metais da corrosão?”.
Para tal, pusemos em prática, conduzido pelo Professor Rui Silva, a atividade experimental “Douragem da moeda”, na qual, recorrendo a processos de decapagem e galvanoplastia, cobrimos uma moeda de 5 cêntimos com uma liga de latão, tanto que ela adquiriu uma tonalidade dourada. Foi uma experiência enriquecedora e invulgar pelo carisma do Professor e da sua capacidade tão humana de comunicar com os discentes.
Após a atividade laboratorial, fomos ao CENIMAT – Centro de Investigação de Materiais. Fizemos, neste Centro, um roteiro pelos diversos laboratórios (Ressonância Magnética Nuclear, Difração de Raios X, Ligas Metálicas, Nanotecnologia), no qual contactámos com a realidade universitária e de investigação através de docentes, Professor Gabriel Feio e Professor Brás Fernandes e técnicos, de modo a incentivar o nosso espírito científico e alargar os nossos horizontes socio-individuais.
Em suma, foi uma visita que nos trouxe benefícios presentes e futuros, ficando aqui expresso o desejo da turma de Química de continuar com as parcerias Escola – Faculdade.