Atividade – O sistema circulatório
No dia 24 de janeiro, a turma do terceiro ano D, recebeu a visita da Sra. D. Sandra Santos (Técnica de Cardiopneumologia), mãe da aluna Patrícia Guerra.
A mãe da Patrícia, a convite da professora titular de turma, veio à sala falar sobre o sistema circulatório, visto os alunos estarem a estudar o corpo humano na disciplina de estudo do meio.
Os alunos, vestidos a rigor com as batas de cientistas, puderam observar e mexer nos órgãos que fazem parte da circulação sanguínea.
A atividade, dinamizada pela mãe da Patrícia, iniciou-se com o uso do estetoscópio, onde os alunos puderam ouvir os seus batimentos cardíacos. De seguida, organizados em pequenos grupos, os alunos tiveram a oportunidade de mexer e sentir alguns dos órgãos que constituem o sistema circulatório: coração, pulmões e traqueia. À medida que observavam e manipulavam os órgãos foi-lhes explicada a pequena e grande circulação.
Os alunos participaram efusivamente na atividade, aprendendo de forma ativa o funcionamento do nosso corpo.
As restantes turmas do terceiro ano puderam também partilhar da experiência. Cada professora, na sua sala de aula, proporcionou aos alunos a observação do sistema circulatório.
Testemunhos dos alunos:
“Aprendi que os órgãos do porco são idênticos ao do ser humano. Gostei muto da experiência.”- Carlota Costa 3ºD
“Gostei de ter a minha mãe na sala de aula a explicar o sistema circulatório. Fiquei muito orgulhosa!”- Patrícia Guerra 3ºD
“Foi uma boa experiência, pudemos aprender mais sobre o corpo humano.” – Pedro Dias
“Gostei de sentir a textura do coração. Foi emocionante!” – Carolina Bento 3ºD
“Aprendi que os pulmões têm a textura de uma esponja.” – Leonor Silva 3ºD
“ Gostei de ver e de tocar nos pulmões, eram esponjosos.” – Marta Crus 3ªC
“ Gostei muito de tocar no coração, pensei que era mais mole.” – Gonçalo Domingos 3ºC
“No início senti-me nervoso, mas tive coragem de pôr o dedo dentro da traqueia. Gostei muito de fazer a experiência.” – Diogo Costa 3ºA
“Gostei de ver que os pulmões são moles e a traqueia dura.” – Mário Alves 3ºB