Atividades do projeto de Química
Foi com grande agrado e entusiasmo que no corrente período deste ano, a turma de Química de 12ºano se deslocou às Faculdades de Farmácia e de Ciências e Tecnologia no âmbito de atividades laboratoriais que tinham como objetivo observar como funcionava o sistema tampão e de que forma é que os polímeros podem ser sintetizados, respetivamente.
Deslocámo-nos à Faculdade de Farmácia no dia 29 de Abril de 2014, onde fomos muito bem recebidos pelo Professor António Alfaia. O Professor começou por nos mostrar um pouco da Faculdade e, posteriormente, procedemos à aula laboratorial. Nesta, conseguimos, de facto, verificar como funcionava um sistema tampão, através da realização de duas titulações. O apoio por parte do Professor Alfaia foi fundamental no decorrer de toda a aula, já que era o Professor que nos guiava ao longo das titulações e nos permitia, assim, obter os melhores resultados. Foi essencial a ajuda do Professor ao esclarecer de todas as nossas dúvidas experimentais e teóricas para que o objetivo da atividade fosse alcançado por todos os alunos intervenientes.
Dia 20 de Maio, deslocámo-nos ao Departamento de Ciências dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, onde fomos também muito bem recebidos pelo Professor João Paulo Borges. O Professor começou pela teoria sobre polímeros e como estes podem ser sintetizados. Posteriormente guiou-nos ao laboratório onde iríamos proceder à síntese dos mesmos. Mostrou-se, também, sempre muito prestável, ajudando-nos durante toda a atividade. No decorrer desta atividade, notámos uma melhoria significativa da nossa destreza e o nosso “à vontade” no laboratório melhorou bastante. Devido a todos estes factores, considero que esta foi a atividade onde me senti melhor a trabalhar num laboratório e foi, desta forma, um término fantástico das nossas atividades laboratoriais.
E foi assim que a turma de Química de 12ºano do ano letivo 2013/2014 se despediu das inúmeras visitas que realizámos às faculdades ao longo de todo este magnífico ano. Foi com duas atividades laboratorias apelativas e extremamente interessantes que consolidámos a nossa destreza laboratorial, destreza esta que nos será muito importante para a nossa vida universitária que está quase a chegar!
Henrique Mourão, 12ºA