Biollonys na final Europeia do Blue Innovation Award

Matilde Melo, Marta Domingos e Maria Margueijo representaram Portugal na final Europeia do Blue Innovation Award, programa promovido pela Euronext em parceria entre a JA Europe. A equipa do CCF, através da sua miniempresa Biollonys, comercializa balões biodegradáveis, constituídos por materiais específicos (PLAs ou Polímeros de Amido) que minimizam o impacto negativo que estes têm nos ecossistemas. Estes balões biodegradáveis foram criados numa parceira entre o CCF e a NOVA School of Science and Technology.

As nossas alunas competiram com mais oito equipas de alunos do ensino secundário da Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Itália, Noruega, Holanda e Reino Unido, participantes no Blue Challenge. Competiram pela ideia de negócio que melhor incorpora o uso sustentável dos recursos do oceano para o crescimento económico. A equipa Biological Organic Action, de Itália, foi a grande vencedora deste desafio azul!

Explique-se que o programa Blue Challenge pretende promover a literacia financeira e a inovação como forma de limitar as mudanças climáticas e desenvolver competências nos empreendedores jovens ao nível da economia azul.

Queríamos, antes demais, enaltecer o trabalho desenvolvido pelas nossas alunas, tanto na elaboração do protótipo fora do horário escolar, como o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. Foram incansáveis, resilientes e muitas vezes tiveram que enfrentar os seus próprios medos, como fazer apresentações públicas. Os nossos parabéns.

Não podemos deixar fazer um enorme agradecimento ao mentor da Euronext que acompanhou as nossas alunas nesta jornada: João Barbosa. Aqui fica o nosso OBRIGADA.

Finalmente, mas não menos importante, o nosso agradecimento à A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, uma das escolas públicas portuguesas mais prestigiadas no ensino de engenharia e de ciências e que se disponibilizou para acompanhar as nossas alunas na aventura que foi criar um protótipo de balões biodegradáveis. A toda a equipa da FCT o nosso OBRIGADA.

Um agradecimento ainda à JAP pelo facto de proporcionar estas oportunidades aos nossos alunos e pelo acompanhamento diário que é feito: tanto aos alunos como professores.

Cláudia Eduardo – Professora de Economia