CASCADE’19 Exercício Europeu de Proteção Civil

O Colégio Campo de Flores participou no maior exercício de Proteção Civil jamais realizado em Portugal com duas equipas de figurantes constituídas por encarregados de educação, alunos e professores, num total de 33 elementos.

O CASCADE´19 foi um exercício europeu de proteção civil que decorreu em Portugal entre 29 de maio e 1 de junho de 2019 e foi organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo cofinanciado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Neste exercício participaram equipas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando cerca de 600 operacionais, estrangeiros e portugueses.

Visou testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rotura de barragem e poluição marítima) em território nacional

No distrito de Setúbal os cenários em que participámos como “figurantes” foram os resultantes de um evento sísmico e desenvolveram-se na região do município de Almada.

O papel do figurante, nos exercícios em modo LIVEX (exercício com meios reais), é de grande importância pois com a sua participação pretende-se dar ao cenário um caráter real, promovendo a dinâmica entre os diferentes participantes e procurando que todas as ações que estão a ser executadas sejam as mais aproximadas daquilo que seria a atuação numa ocorrência real.

O Clube de Proteção Civil do Colégio Campo de Flores agradece o convite que nos foi formulado pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelos Serviços Municipalizados de Proteção Civil de Almada pela oportunidade pedagógica que proporcionaram aos nossos alunos, familiares e professores.

Às equipas de Segurança Social e demais funcionários da autarquia como, também de modo especial, aos bombeiros da Trafaria, Almada e Cacilhas, com quem tivemos oportunidade de interagir, os nossos maiores agradecimentos por nos ajudarem a construir conhecimento sobre estas áreas de proteção e socorro.

Também agradecemos as palavras de incentivo que nos foram dirigidas, pela Sr.ª Vereadora de Proteção Civil Francisca Parreira.

Assim conseguimos transmitir valores fundamentais de Cidadania à comunidade educativa que nos tem acompanhado nesta tarefa de sensibilização para os riscos coletivos numa perspetiva de cultura de segurança e bem-estar.

Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil do Colégio campo de Flores

“Graças à maravilhosa oportunidade de participar num dos maiores exercícios de Proteção Civil a nível nacional, consegui visualizar várias situações que podem ocorrer em ambiente real e perceber qual a maneira mais adequada de reagir. Assim, considero esta experiência muito gratificante, sendo uma mais-valia no caso de me deparar com uma situação semelhante no futuro.”

Catarina Rebola, aluna do 12º Ano e membro do Clube de Proteção Civil CCF