“Cátedra do Tempo Presente – A economia portuguesa”
O ciclo de conferências “Cátedra do Tempo Presente”, coordenado pelo Doutor Reginaldo Rodrigues de Almeida, no Colégio Campo de Flores, tem vindo a realizar-se desde o início do presente ano letivo, com o objetivo de envolver os alunos e as suas famílias numa reflexão crítica partilhada por especialistas em várias áreas, nomeadamente, política, economia, direito e ciência.
Neste âmbito, Manuel Farto, professor na Universidade Autónoma de Lisboa e que detém um currículo prestigiado na área de economia, deu uma palestra no dia 21 de novembro no Colégio Campo de Flores, na qual explicou o porquê de tantos resgates na economia nacional.
Nesta conferência, alunos, pais e colaboradores do colégio tiveram a oportunidade de entender algumas das causas que levaram à conjuntura atual do nosso País. O professor Manuel Farto esclareceu, de forma acessível e empolgante, como Portugal chegou aos três resgates e como conseguiu resolver a situação nos últimos dois regastes. Elucidou ainda o porquê de não ter os mesmos instrumentos de Politica Monetária para resolver o terceiro regaste.
No seguimento da palestra tornou-se inevitável falar da questão da saída do Euro, que a todos interessava. E pode perceber-se, pela opinião do especialista, que levaria a uma espiral recessiva e à desvalorização do nosso poder de compra.
Para os alunos foi uma oportunidade de aplicar os conteúdos programáticos à realidade do país e perceber melhor a situação económica e social do nosso país.
Mais uma vez cumpriu-se integralmente o lema do Colégio: “Mais Saber, Mais Valer”, todos enriquecendo o seu conhecimento global, desenvolvendo o pensamento crítico.
Mariana Mela Martins – 10º ano de Ciências Sócio-económicas