“Cátedra do Tempo Presente: A Sustentabilidade na Saúde”

O Senhor Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, deu-nos o privilégio de participar nesta nossa iniciativa. A clareza da exposição, a pertinência dos dados apresentados, a humildade na análise desses mesmos dados e a visão sobre o que se poderá vir a fazer no futuro, caratacterizaram um excelente intervenção.
A Saúde é, sem dúvida, uma questão que a todos pertence: na prevenção, em que qualquer cidadão, as escolas e as famílias, têm de assumir as suas responsabilidades tornando-se cada vez mais ativos nas melhores práticas de vida saudável (alimentação, sono, exercício físico); no acesso criterioso aos serviços de saúde; na adesão responsável às terapêuticas prescritas e, não menos importante, na consciência de que o SNS é financiado, quase na sua totalidade, pelos nossos impostos e, se todos queremos mais e melhor SNS, provavelmente já surgirão barreiras à disponibilidade de cada um de nós em aumentar as nossas contribuições fiscais. Um dos grandes desafios é de facto o financiamento do sistema pois o envelhecimento da população e a despesa com novas tecnologias terapêuticas poderá em quarenta anos, segundo dados da OCDE, duplicar a despesa global. A eficiência organizacional em meios humanos e na gestão da prescrição já está a dar a sua contribuição positiva.
Reconhecendo as fragilidades do sistema em alguns aspetos não deixa de ser muito interessante o lugar do SNS nos rankings internacionais, apresentando resultados que não nos podem deixar de sentir orgulhosos pelo caminho trilhado nos últimos quarenta anos.”
Muito agradecemos ao Senhor Ministro Paulo Macedo toda a disponibilidade para criar mais uma oportunidade para tornar a nossa comunidade escolar mais consciente, logo mais atenta, aos desafios de um futuro sempre imprevisível.”

