“Cátedra do Tempo Presente: Não podia ter começado melhor!”
Com o propósito de desenvolver competências de pensamento crítico e global, iniciámos a “Cátedra do Tempo Presente”. Propomo-nos concretizá-la, este ano letivo, através de sete conferências coordenadas pelo Professor Doutor Reginaldo Rodrigues de Almeida. Iniciámos da melhor forma através de uma extraordinária comunicação pelo Dr. José Eduardo Moniz, personalidade de referência dos media que desenvolveu o tema: “Os media ainda serão terra de oportunidades?”. A numerosa assistência que encheu o auditório do Colégio teve o privilégio de partilhar uma verdadeira lição de vida, plena de humildade, franqueza e conhecimento. Os media atravessam um período de franca mudança mas há valores que nunca se alterarão: independência e intransigente ética profissional garantiram e garantirão a qualidade na escolha dos conteúdos, seja qual o tipo de media trabalhado. A riqueza nos conteúdos aparece com a melhor e única via para diferenciar as propostas de media e torna-las sustentáveis num mundo em que já não basta fazer igual a quem lidera.
A direção do Colégio muito agradece ao Dr. José Eduardo Moniz a pronta disponibilidade para estar connosco, esperando que seja uma +primeira muitas outras oportunidades que surgirão.
Aproveitamos para anunciar a próxima conferência da “Cátedra do Tempo Presente”. No próximo dia 21 de novembro (5ªfeira), teremos o Senhor Professor Doutor Manuel Farto com a conferência intitulada “A economia portuguesa: o porquê de tantos resgates”. Não falte, participe!
Dados curriculares do Sr. Professor Manuel Farto: professor associado da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), exercendo presentemente as funções de diretor do departamento da Ciências Económicas, Empresariais e Tecnológicas nesta Instituição. Licenciado em Economia pelo ISEG, doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa por equivalência do doutoramento em Histoire de la Pensée Économique, obtido na Universidade de Paris-X, Nanterre, 1987. É professor visitante da Universidade de Orléans – França, da Universidade Federal da Paraíba – Brasil, da Universidade Eduardo Mondlaine -Moçambique, da Universidade Agostinho Neto -Angola e da Universidade do Algarve, e subdiretor da revista “JANUS”. Exerceu vários cargos públicos, designadamente de Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e Subdirector Geral do Ensino Superior, tendo sido Vice-Presidente do Conselho Diretivo do ISEG. Participou em várias conferências nacionais e internacionais e publicou vários artigos em revistas e livros.
