“Cátedra do Tempo Presente”

DSC_0159

 

Conferência do Professor Doutor David Justino

“Educação, que futuro?”

 

Quinta-feira, dia 20 de novembro, 18h30

Auditório do Colégio Campo de Flores

 

A Cátedra do Tempo Presente/Pensar Global tem o prazer de convidar os alunos do colégio, suas famílias e amigos para partilharmos com o Professor Doutor David Justino o futuro da educação em Portugal.

Esta conferência acontece numa altura em que o sentimento que perpassa pela sociedade portuguesa é o de que os Poderes Públicos deste País há muito que já esqueceram a “Paixão pela Educação”. Logo agora, mais do que nunca, que a aposta e o investimento na educação, muito concretamente dos nossos jovens, é decisiva para que possam integrar o mundo global e estar ao nível de responder aos seus desafios.

O Professor Doutor José David Gomes Justino é uma figura pública, de renome internacional nos meios académicos e sobejamente conhecida do grande público.

Neste momento, o Professor Doutor David Justino é Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Sociologia) e é Assessor para os Assuntos Sociais da Presidência da República.

No entanto, o grande público conhece David Justino pelo seu cargo de Ministro da Educação no XV Governo Constitucional (2002-2004) e pelo facto de ser o atual Presidente do Conselho Nacional de Educação.

David Justino foi também deputado da Assembleia da República (1999-2002), (2004-2005).

O curriculum científico do Professor Doutor David Justino é vastíssimo, tanto ao nível da publicação de livros como de artigos científicos e de opinião.

David Justino é, também, uma figura muito procurada pelos Media para entrevistas, nomeadamente no campo da educação e da política cultural.

Na edição da Revista Visão desta quinta-feira dia 13 de novembro, David Justino dá uma pertinente entrevista sobre os modelos de avaliação. Nesta entrevista, o nosso convidado volta a dar voz à sua cruzada pela honestidade intelectual e à sua denúncia de certas práticas de manipulação de resultados académicos.

Há claramente uma identificação do Projeto Educativo do Colégio Campo de Flores com os valores da honestidade intelectual e da transparência quanto às práticas relativas à Avaliação. Mas o Professor Doutor David Justino refere, na sua entrevista à Visão, outro aspeto igualmente pertinente: a diversidade de ferramentas e de objetivos da aprendizagem e da avaliação que deveriam ser utilizados e que, comummente, acabam por se reduzir quase exclusivamente aos tradicionais testes e exames.

Já se tornou evidente que o Colégio aposta com toda a determinação no enriquecimento e maturação integral dos seus alunos. O Colégio investe corajosamente nessa mesma diversidade de métodos e técnicas do ensino- aprendizagem a que se refere o antigo Ministro.

Esta é, sem dúvida, mais uma boa pista para a meia hora de debate na próxima quinta-feira com o nosso convidado. Espera-se com justificado otimismo uma grande adesão dos nossos alunos e suas famílias, bem como do corpo docente do Colégio, para mais esta iniciativa da Cátedra do Tempo Presente. Não esqueçamos que, por maioria de razão, este evento também vai contribuir para cimentar a posição do Colégio Campo de Flores entre as melhores das melhores instituições de ensino em Portugal.

A inscrição para esta conferência deverá ser feita junto da Rosário e é gratuita.

Nota: pede-se o favor a quem pretenda estar presente na conferência que não guarde para o último momento a sua inscrição na mesma, para assim se poder ter uma noção clara da quantidade de lugares que deverão estar disponíveis na próxima quinta-feira dia 20 de novembro.

DSC_0187