Cátedra Ártico

DSC_0117

Das alegadas alterações climáticas e do degelo da calota polar que daí parece advir, que de qualquer são um facto, tem resultado a progressiva navegabilidade da região mais boreal do planeta Terra.

Se a isto acrescentarmos os vastíssimos recursos naturais de toda esta região, que desta forma mais acessíveis ficaram, tem resultado a progressiva valorização estratégica e económica da zona em torno do Pólo Norte.

Por este motivo, os Estados Árticos, isto é, Rússia, EUA, Canadá, Noruega, Dinamarca e a Islândia, passaram a desenvolver estratégias de salvaguarda dos seus respetivos interesses na região.

A todos estes países juntaram-se a China, a Índia, o Japão e própria UE, na defesa, em antecipação, de alegados direitos e pretensões.

Quando estão em jogo recursos, nomeadamente energéticos, tão significativos, as disputas fronteiriças em torno da extensão da Plataforma Continental, ganham uma dimensão que facilmente pode extravasar o enquadramento jurídico e político que tem vigorado até agora quanto ao status quo de toda essa zona.

De qualquer forma, é notório o desenvolvimento unilateral das capacidades militares das principais potências envolvidas neste jogo de interesses. É manifDSC_0063esto o aumento de protagonismo bélico por parte da Rússia, da Nato e da China neste cenário.

 

Com este quadro de conflitualidade a nível global a aumentar exponencialmente, é prudente optarmos por uma renovada atenção a toda a informação que pudermos obter acerca deste problema.

É essa a vocação da Cátedra do Tempo do Presente. Este ciclo anual de conferências assume o encargo de trazer ao seio da comunidade educativa do Campo de Flores individualidades de nomeada que possam, de viva voz, informar-nos acerca do que se anda a passar por esse mundo fora.

Daí, o convite do Doutor João Rafael de Almeida ao Senhor Tenente-Coronel João Luís Rodrigues Leal, um dos mais reputados especialistas portugueses no campo da Estratégia Geopolítica.

O Senhor Tenente-Coronel João Leal é um investigador com larga experiência na docência ao nível dos Altos Estudos Militares. A conferência que vem dar no dia 19 de novembro, no auditório do Colégio, está no âmbito da sua tese de doutoramento intitulada “O Ártico como Espaço Geopolítico”.

Também é da sua autoria a obra Geopolítica no Ártico no Século XXI e é coautor do livro Geopolítica e o Mar.

O facto de o Senhor Coronel João Leal ser pai de um aluno do secundário e de uma jovem do 9º ano do Colégio Campo de Flores, ainda nos honra mais e motiva com redobrado interesse.

DSC_0113