Clube da Robótica

TÍTULO: Clube da Robótica e Automação
DINAMIZADOR: Professor José Fernandes
DESTINATÁRIOS: Todo o Colégio (Alunos, Colaboradores, Famílias)
PÁGINA DO CLUBE: http://roboticaccf.comunidades.
“A utilização da Robótica Educativa tem uma forte componente prática e experimental. É fomentado um ciclo de projeto – construção – teste curto, de modo a tornar viável uma experimentação fácil. Assim cada aluno pode constatar diretamente a validade das ideias que produz e
ganhar sensibilidade às potencialidades dos robôs, muito distantes da perspetiva antropomórfica que nos é comum, por natureza. Acredita-se que tem impacto positivo nas aprendizagens dos alunos e que poderá ser encarada como uma nova estratégia de aprendizagem”. LEONARDO, Pedro [Texto Policopiado]: Linguagem visual para Programação de Robôs adequada a crianças. FCT/UNL Caparica: [s.n.], 2013. Tese de mestrado.
A Robótica na educação é um meio para a aprendizagem, com ela potenciamos a criatividade, o raciocínio lógico, a organização e trabalho colaborativo. Aprende-se a lidar com os sucessos e insucessos e a valorizar o trabalho em equipa. A partilha e a entre ajuda fazem-nos sentir capazes de superar dificuldades que nos pareciam inultrapassáveis se estivéssemos isolados. Ajuda-nos a entender os limites da tecnologia e desperta-nos para o desafio, como se a nossa mente abrisse um pouco mais.
No Clube da Robótica do Colégio Campo de Flores, iniciámos um percurso que nos permite percorrer os caminhos da eletrónica, automatismos, programação e por fim a robótica. No domínio da iniciação à robótica estamos a dar os primeiros passos, programando em placas Arduino, com o kit da BQ “my first robotics” que está a ser um sucesso como podem testemunhar os nossos alunos. A informática e as tecnologias da informação e comunicação são outras áreas de que nos servimos para a realização dos nossos eventos. Paralelamente às atividades práticas, desenvolvemos competências no domínio da programação com as linguagens Scratch (linguagem visual), BitBloq (linguagem física) e HTML linguagem que utilizamos nas páginas Internet. Saber e Saber Fazer é o nosso lema!