Clube de Proteção Civil do Colégio
Todos sabemos a importância que a floresta tem para a comunidade que direta ou indiretamente usufrui dos seus benefícios. Não apenas pelos momentos de lazer que proporciona a quem a visita mas também pelo ar que renova à nossa volta, como se fosse uma fábrica de oxigénio!
A floresta purifica o nosso ar, absorve os gases de efeito de estufa e tem também impactos positivos na absorção da água, na proteção contra a erosão e o arrastamento do solo.
Nesta época do verão torna-se um património frágil porque com o tempo quente e com alguma negligência surgem os incêndios que a consomem em poucas horas, senão minutos, levando depois anos a recuperar da destruição
Os incêndios florestais “não se combatem, evitam-se” foram estas as palavras sábias que ouvimos de um comandante dos bombeiros no terreno. Foi com estes e outros agentes de proteção civil que as nossas equipas puderam ter mais uma aprendizagem para a vida. As nossas equipas integradas como voluntários de Proteção Civil ajudaram a proteger este vasto património, patrulhando, vigiando e aconselhando as pessoas a terem comportamentos adequados e responsáveis na floresta.
Um dia, nalguns casos dois dias, das nossas vidas por esta causa foi o que alunos, professores e amigos do Colégio Campo de Flores deram neste último fim de semana na Mata dos Medos, sem medos… do calor, do pó e areia que se atravessava e enchia as nossa botas.
A Natureza merece a nossa atenção, ela também cuida de nós!
Prof José Fernandes