Com três letrinhas apenas – ADN – se abrevia a palavra Ácido DesoxirriboNucleico

Após o estudo do Genograma na disciplina de Estudo do Meio, a enfermeira Sílvia esteve nas salas do terceiro e esclareceu algumas dúvidas sobre genética e hereditariedade. Aprendemos que os diferentes seres vivos transmitem as suas características para os seus descendentes, e as diferenças que existem entre as espécies. Descobrimos curiosidades muito interessantes sobre características físicas que temos, como por exemplo, os lóbulos das orelhas, com a sua forma solta ou “a terminar” junto ao rosto, é uma das muitas heranças genéticas do nosso pai ou da nossa mãe. Aprendemos também alguns exemplos de características físicas conforme a localização geográfica dos países, tais como a forma dos olhos dos chineses, a textura do cabelo e a cor da pele dos povos africanos ou dos países do norte da Europa. Estas características surgem como adaptação ao meio ambiente onde estamos inseridos.

Demos continuidade ao estudo do ADN com uma atividade experimental. A partir de uma banana esmagada num almofariz e com a devida preparação à base de água, detergente, sal e álcool, conseguimos observar uma mistura filtrada num tubo de ensaio, que, pacientemente, resultou na formação de uma espécie de “novelos” de átomos, que representam as moléculas de ADN.

Se quiséssemos saber mais sobre a história genética do fruto em estudo, tal como os cientistas a sério fazem com os genes humanos, poderíamos estudar, aprofundadamente, as moléculas de ADN que resultaram desta experiência.

Como cientistas entusiasmados que somos, procurámos esclarecer algumas curiosidades para as quais obtivemos imediatamente resposta:
– Por que usámos detergente na preparação?
O detergente vai ajudar a dissolver as membranas das células para extrairmos mais facilmente o ADN.
– Sal? Para dar um gosto salgado ao preparado? Temos de o comer?
Apesar de se tratar de fruta, não podemos comê-la, pois não conseguimos garantir as regras de segurança alimentar. Quanto à utilização do cloreto de sódio, o verdadeiro nome do sal, é de esclarecer que este estabiliza a molécula de ADN.
– Os genes e o ADN são a mesma coisa?
Estão relacionados: a Genética estuda os genes e estes são porções de ADN que definem as características dos seres vivos.

E assim tivemos o privilégio de ter mais um momento fantástico, interessante e muito eficiente na nossa aprendizagem.
Os cientistas do 3º ano