Contacto rádio com a estação científica alemã Neumayer III na Antártida

Alunos do Colégio Campo de Flores contactaram com a equipa de cientistas da estação Neumayer III na Antártida. O contacto rádio foi efetuado via satélite na banda de amador com o apoio técnico da REP – Rede de Emissores Portugueses da Associação Nacional de Radioamadores. O satélite utilizado, é geoestacionário, e tem a designação de OSCAR 100 (QO-100). Opera na banda de amador (banda atribuída aos radioamadores) e tem como principais objetivos a promoção, divulgação e incentivo de atividades experimentais ligadas às comunicações rádio satélite.

O professor moderador, também radioamador (CT1-BOP), foi o Dr. João Rafael.

Alguns alunos do 12º Ano, tiveram assim a possibilidade de formular um conjunto de questões ligadas às áreas da Química, Biologia e Sismologia.

No domínio da Química foram realizadas perguntas sobre a utilização das fontes renováveis na estação; como mantêm os níveis saudáveis de vitamina D; o que aprendemos nos últimos anos sobre o gelo do pólo sul e a sua importância para o planeta e porquê a localização da base naquele local.

No domínio da Biologia foram feitas perguntas sobre a colheita e reciclagem do lixo marinho; há quanto tempo a equipa trabalha na estação e se durante esse tempo testemunharam alguma mudança por derretimento do gelo; quais os fatores que levam à perda irreversível do manto de gelo na Antártica; se eventualmente as camadas de gelo sobreviveram ao aquecimento global no passado porquê agora uma preocupação tão grande.

No âmbito da sismologia foram levantas questões relacionadas com a aplicação local das escalas de registo sismico; atividade sísmica e medidas de mitigação previstas.

 A todas estas questões os cientistas responderam, com clareza e simpatia aos nossos alunos.

José Fernandes