“Crise Demográfica – Emigração, Natalidade e Envelhecimento”
Importância do Parlamento dos Jovens
O projeto Parlamento dos Jovens é extremamente importante e interessante. É uma excelente iniciativa que faz com que os jovens estejam em contacto com o mundo real, fazendo-os refletir acerca de temas bastantes atuais. Esta atividade, que já se realiza desde 2004, é um excelente exemplo de que nos podemos divertir enquanto aprendemos, pois adquirimos sempre conhecimento e experiências novas com este projeto. Por último, mas não menos importante, temos a grande oportunidade de desenvolver a nossa capacidade de falar em público e expor ideias com clareza – capacidade essa que nos é e será sempre útil.
Pertinência do tema em debate no Parlamento dos Jovens
O tema debatido este ano letivo foi, sem dúvida, excelente visto que é bastante interessante, atual e com muito para discutir, logo, a sua escolha não poderia ter sido mais pertinente. Vivemos, de facto, numa situação de crise demográfica bastante acentuada: segundo dados da OCDE, no ano de 2013 houve cerca de 120 mil saídas de Portugal das quais grande parte da população jovem – em idade fértil e ativa – o que contribuirá para o decréscimo da natalidade e o aumento do envelhecimento da população.
Um dia no ‘Parlamento dos Jovens’
Foi no dia 25 de Março de 2014 que, depois da sessão escolar, nos dirigimos à sessão distrital do Parlamento dos Jovens prontos para uma nova discussão produtiva acerca da Crise Demográfica, tema tão presente no nosso quotidiano. Este ano a iniciativa realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, onde chegámos por volta das 9:30 da manhã e fomos extremamente bem recebidos pelos representantes do Instituto Português de Desporto e Juventude que nos deram todos os documentos e materiais necessários para iniciar a sessão.
A sessão, coordenada pela Presidente de mesa, começou às 10 horas com uma pequena cerimónia de abertura, durante a qual se realizou a chamada de todas as escolas inscritas no projeto. De seguida, a Presidente convidou para a mesa: Eduardo Cabrita (deputado da Assembleia da República), Carlos Humberto (presidente da Câmara Municipal do Barreiro) e Eduarda Marques (diretora regional de Lisboa do Instituto Português de Desporto e Juventude, convidados que proferiram discursos de abertura nos quais se debruçaram principalmente no tema que iria ser discutido durante a sessão.
Após os discursos de abertura, seguiu-se a chamada dos restantes constituintes da mesa – vice-presidente e secretária – e deu-se início ao período de perguntas ao deputado Eduardo Cabrita, durante o qual cada escola colocou com clareza as suas dúvidas, questões ou até mesmo curiosidades relativas ao tema. Depois de cada escola ter colocado as suas questões, Eduardo Cabrita prestou o devido esclarecimento.
Já com todos as dúvidas tiradas, cada escola iniciou a apresentação das suas ideias para o debate na generalidade, expondo as medidas para combater ou atenuar a crise demográfica (tiveram 5 minutos para o fazer). Expostas as ideias iniciou-se então o debate na generalidade, no qual as escolas tiveram a oportunidade de questionar e discutir as supracitadas propostas. O debate decorreu sem grandes problemas e de forma bastante organizada.
Depois do debate, nada melhor que um almoço! Seguimos então para a Escola Secundária Alfredo da Silva, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor e de conviverem uns com os outros, ou seja, para além da experiência enriquecedora de participar no Parlamento dos Jovens, conhecemos ainda novas pessoas.
De volta ao Auditório, a sessão recomeçou com a votação das medidas que passariam à fase seguinte, ou seja, aquelas que iriam representar o distrito de Setúbal na sessão nacional. A escola vencedora foi a Escola Secundária Jorge Peixinho, no entanto, com o objetivo de levar à fase nacional um conjunto de medidas que fossem o mais variadas e pertinentes possíveis, formaram-se grupos de discussão no âmbito de fortalecer as medidas da escola vencedora. A discussão para decidir quais as medidas que passariam à fase seguinte decorreu com algumas discordâncias, não obstante, foi bastante produtiva no sentido de se ter conseguido retirar o melhor de todas as medidas apresentadas ao longo da sessão.
Feita a eleição das mesmas, seguiu-se a eleição do porta-voz e dos deputados a passar à próxima fase. Esta eleição decorreu num ambiente de competição saudável e estamos todos certos que iremos ser excelentemente representados na sessão seguinte.
Por último, todos os participantes votaram para eleger o tema para a próxima sessão do Parlamento dos Jovens, que se irá realizar para o próximo ano letivo. O tema eleito pelos jovens foi a coadoção por casais homossexuais – outro tema bastante interessante, atual e pertinente.
Reportagem redigida pela aluna Beatriz Ribeiro, do 10.º B