“Dados, Informação e Conhecimentos”

No passado dia 17 de janeiro, o nosso Colégio recebeu o Dr. Vasco Monteiro, da NOVA Information Management School (NOVA IMS) para dar uma palestra aos alunos e familiares no âmbito da “Cátedra do Tempo Presente”. De início clarificou conceitos: dados, Informação e Conhecimento. Estes três termos são muitas vezes confundidos, no entanto, estes conceitos não querem dizer a mesma coisa. Quando falamos em Dados, falamos em todo um conjunto de valores ou ocorrências, a partir do qual se pode obter informações. Ou seja, uma Informação é nos dada por um conjunto de Dados. E quando reunimos várias Informações, então aí já temos possibilidade de aceder ao Conhecimento.

A história dos Dados está intimamente ligada à das Novas Tecnologias. Por exemplo, entre a invenção do computador e a primeira década do séc. XXI, foram “colecionados” tantos Dados como em toda a História do Homem. E só em 2012, esse valor foi multiplicado por 30. E a tendência mantêm-se à medida que vão surgindo e crescendo novas redes sociais.

Mas hoje em dia os Dados são muito mais do que simples zeros e uns num ecrã. A nossa idade, sexo, nome, gastos de consumo são também Dados e mais que isso, representam a nossa identidade. Assim, os nossos dados são valiosíssimos porque dão às empresas informações úteis, sobre os gostos e preferências a nível de marcas ou produtos, de uma determinada faixa etária, género ou classe social. Por isso, muitas vezes, sem as pessoas se darem conta, as empresas compram e vendem entre si Dados dos seus clientes a preço de ouro, existindo até mesmo uma feroz competição para os adquirir.

A maior parte das pessoas não se apercebe do valor dos seus Dados e acaba por expô-los sem cuidado. Assim, nesta época digital plena de desafios, é cada vez mais importante lutar pela nossa privacidade, para impedir que a nossa própria identidade caia em mão erradas, ou seja utilizada para conseguir certos fins pouco honestos. E é isso mesmo que o Colégio Campo de Flores tenta transmitir aos seus alunos, preparando-os para serem cidadãos esclarecidos e prontos a superar os novos desafios que esta Era Digital que está a vir tem para oferecer.

Francisco Monteiro Pinto

10ºB

Janeiro de 2017