Día de la Hispanidad

IMG_0020

O Dia Nacional de Espanha, também conhecido como Día de la Hispanidad, celebra-se a 12 de outubro. Denominado anteriormente de Día de la Raza em Espanha e em muitos países da América Latina que também o celebram, este nome foi sendo excluído pela maioria dos países por ser, de certa forma, ofensivo.

Na Argentina chama-se atualmente Día de la Diversidad Cultural Americana, embora se considere mudá-lo para Día del Respeto a la Diversidad Cultural; no Chile denomina-se Día del Descubrimiento de Dos Mundos; na Costa Rica, Día de las Culturas; nos Estados Unidos, Columbus Day; no México continua a ser Día de la Raza Iberoamericana; no Uruguay, Día de las Américas e na Venezuela, Día de la Resistencia Indígena.

O dia 12 de outubro de 1492 foi o dia em que Cristóvão Colombo pisou o Novo Mundo, estabelecendo-se, assim, o primeiro contato entre o continente Europeu e o Americano, que mudou, para sempre, a mentalidade de ambos os “mundos”.

É, então, um dia que une todos os povos de língua oficial espanhola e as suas culturas e que se celebra com grandes desfiles, bailes, comidas, etc. É, tal como em Espanha, dia Nacional em muitos países hispanos. Em Espanha coincide com a Festa Nacional, pois este é também o dia da Virgen del Pilar, patrona do país.

Em 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o 12 de outubro como o Dia da Língua Espanhola, o que significou mais um elemento de união e consolidação do mundo hispânico.

Para celebrar este dia tão especial para Espanha, os alunos de 7º ano, de Espanhol, criaram bandeiras com materiais reciclados dos países de língua oficial espanhola, que foram expostos na sala de convívio do colégio.

IMG_0018