O dia de turma do 10º ano

novo-3

Na passada quarta-feira dia oito do mês de outubro realizou-se o dia de turma do 10ºAno. O dia de turma tem como objectivo desenvolver sentimentos como a coesão, autoconfiança, tolerância, união e otimismo no grupo do 10º Ano.

Embora alguns célticos e desconfiados, pois a informação que lhes tinha sido fornecida sobre o que se ia realmente passar era limitada, os alunos aderiram a 100% a esta actividade. Sendo-lhes apenas referido que nunca mais teriam um dia assim, o que se viria a confirmar. Ao longo do dia foram-nos apresentadas algumas atividades que, num panorama mais sério ou mais descontraído, nos fizeram não só pensar sobre quem somos nós, mas também quem é a pessoa que está ao nosso lado, quem é o nosso grupo e fizeram, acima de tudo, conhecemo-nos melhor a nós próprios e aos outros. Saímos da Quinta em Azeitão onde se realizou esta atividade como um grupo. Um grupo de pessoas todas elas diferentes, mas que se complementam. Em suma, foi um dia de partilha e de criação de laços, um dia que proporcionará, sem dúvidas, amizades e parcerias interessantes neste grupo recém-formado.

João Neves 10ºA

novo-1

O dia de turma…

Um dia pensado para passar com a nossa nova segunda família, ainda que reformulada. Para fortalecer laços e criar novos.
Este dia tão especial, teve início com uma manhã de sol, embora ensombrado com algumas nuvens escuras, que, por vezes, pairavam no céu. Não que isso fosse impedimento à diversão. Foram várias as atividades que fizemos ao longo da manhã, essas atividades visavam, por exemplo, a necessidade que todos temos de aprender a confiar naqueles que nos rodeiam, o acreditar que estarão lá para amparar a queda ou para nos ajudar a levantar, talvez, até com gargalhadas à mistura.

Durante a tarde, fomos surpreendidos com um momento de reflexão, onde partilhamos sentimentos, experiências, e, em alguns casos, muitas lágrimas. Também houve muitos sorrisos, palavras de conforto e de solidariedade.
Demostrámos conseguir colocar as necessidades do grupo em primeiro lugar, aceitámos tarefas desagradáveis ​​com uma atitude positiva, ficámos a conhecer-nos uns aos outros – numa outra perspetiva – aprendemos que não devemos retaliar, mas sim, seguir em frente, comunicar dentro do grupo e promover sempre a cooperação.

O nosso dia terminou com uma promessa, de que iríamos ajudar-nos nas dificuldades, celebrar juntos as alegrias, ajudando a construir um futuro recheado de felicidade e boas memórias para todos, encorajando os outros a adotar uma abordagem colaborativa, assumindo as responsabilidades das nossas ações, admitindo erros, mantendo a confidencialidade e sendo sincero ao comunicar.

Que o dia de turma, seja todos os dias que estamos em turma…

Inês Ramires e Leonor Draiblate 10ºB

novo-4