“DOE SANGUE, SALVE VIDAS!”

No último sábado (dia 13 de janeiro) decorreu no Auditório do nosso Colégio, uma campanha de recolha de sangue e/ou registo como potencial dador de medula óssea, em parceria com o IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação).

Tivemos 43 dadores inscritos, recolhemos 29 unidades de sangue e foram inscritos 8 possíveis dadores de células da medula óssea.

Agradecemos a todos os que, na manhã de sábado, se disponibilizaram e “responderam sim à nossa chamada”, numa atitude exemplar de cidadania e generosidade. Também os alunos André Carvalho e Raquel Presas (9ºA) e Inês Malheiro, Elisa Dias, Carolina Henriques e Sofia Pina (9ºB) merecem ser mencionados, uma vez que se disponibilizaram para receber e acompanhar os dadores.

Registámos, com muito agrado, a presença de um aluno do 12º ano, Frederico Marx, que nos deixou o seu testemunho:

“Doar sangue deverá ser sempre um dever de cada cidadão. Participar em campanhas de doação, como esta que decorreu no Colégio, é algo muito importante e relevante para a nossa sociedade, é algo que não custa nada e que faz claramente a diferença para muita gente que necessita. Foi nesta campanha do Colégio a minha estreia na doação de sangue. É um processo rápido, que vale a pena, sendo tempo bem investido…cada um de nós deveria sempre tentar dar um pouco do nosso tempo, a esta boa causa.
Doe sangue, faça o que gostava que fizessem por si!
Hoje são os outros, mas não sabemos o dia de amanhã…”

(Obrigada, Frederico! São estes pequenos gestos que nos fazem GRANDES!)

Queremos continuar a marcar a diferença e estamos dispostos a dar continuidade a esta campanha mas, como somos ambiciosos, gostaríamos de poder contar com mais dadores, dispostos a partilhar a sua saúde com quem luta para a alcançar.

Contamos convosco!

Departamento de Ciências Naturais