Eco-repórter da energia no Colégio Campo de Flores

novo-12

Foi com entusiasmo e curiosidade que os nossos repórteres, dois alunos representantes de cada turma do 6º ano, aceitaram o desafio de formar uma equipa que fosse à descoberta de conhecimentos na área da energia.

Na primeira reunião, a ordem de trabalhos foi extensa: ler o regulamento do concurso, assim como as sugestões fornecidas pelo Programa Eco-Escolas, escolher o tema e o título da reportagem, identificar os tópicos a serem investigados, as fontes disponíveis, os recursos a que cada um teria acesso e distribuir tarefas.

Todas estas preocupações mantiveram acesa a discussão e a chuva de ideias.

Visto o nosso Colégio ter a funcionar desde este ano letivo um sistema de micro geração de energia solar, decidiram entrevistar o Diretor do nosso Colégio, o Dr. João Rafael Almeida, para saberem um pouco mais sobre a decisão de instalar um sistema de micro geração de energia solar no nosso Colégio e das suas vantagens.

Depois de terem compilado todas as suas questões e de as organizarem, foi elaborado o guião da entrevista.

A entrevista foi realizada em vários cenários: num dos locais onde estão colocados parte dos painéis solares que constituem o sistema de micro geração de energia solar do nosso Colégio, no local onde está o sistema de contabilização da energia produzida, no pátio e uma das salas de recursos acabou por ser o cenário escolhido para a entrevista final, devido ao vento forte que se fazia sentir no exterior e que dificultava a aquisição do som.

Este trabalho foi realizado pelos alunos Margarida Neves (6ºB), André Cruz (6ºC), Gonçalo Mateus (6ºA), Artur Gonçalves (6ºB), Rita Soeiro (6ºC), Teresa Viegas (6ºA), Maria João Moura (6ºD) e Patrícia Zgardan (6ºD), com o auxílio dos professores Fernanda Neves, Márcia Guilherme, Ana Caldeira e Paulo Henriques.

novo-6