eSafety Label e a Segurança Digital

No passado dia 28 de março bem como, no dia 10 de maio, três alunos do 12ºano (Beatriz Chaveiro, Diogo Gomes e Hugo Pereira), realizaram uma apresentação para o 7ºC e para o 7ºB, respetivamente, no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B acerca do eSafety Label.

O eSafety Label (níveis ferro, bronze, prata e ouro),  corresponde a uma iniciativa “European Schoolnet”, que se caracteriza por ser um serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, cujo objetivo diz respeito à promoção de um acesso seguro às tecnologias digitais como parte do ensino e da própria aprendizagem.

Deste modo, as duas apresentações realizadas tiveram como principal objetivo promover as práticas de segurança e cidadania digital na escola. Para além disso, aproveitámos a oportunidade e demos a conhecer alguns dos perigos da web, nomeadamente o Cyberbullying, tendo em conta que, consiste num dos temas principais que os alunos do 7º ano têm a desenvolver no âmbito da disciplina de Cidadania.

Com isto, decidimos estruturar a nossa apresentação começando por mostrar um vídeo introdutório sobre os perigos associados à Web. Posteriormente, fizemos a apresentação onde realçámos importantes aspetos, desde o que é a Web, à Cidadania Digital, às Redes Sociais, onde referimos as suas desvantagens bem como as suas vantagens e principalmente como os alunos se deveriam proteger dos perigos associados às mesmas. No fim, para aprimorar os conhecimentos aprendidos, pedimos para que os alunos através da aplicação “Internet Segura” realizassem alguns jogos, nomeadamente sobre o tema do Cyberbullying.

Deste modo, com a realização destas atividades e iniciativas relativas ao eSafety Label, pretendemos assegurar o galardão que o Colégio neste momento possui, o Selo de Prata, e se possível, o ajudar a alcançar o Selo de Ouro!

Alunos do 12º Ano (Beatriz Chaveiro, Diogo Gomes e Hugo Pereira)