Estação METEO CCF com atribuição Goldstar Stations

A atribuição “Goldstar Stations” da rede Underground à EMA – Estação Meteorológica Automática do Colégio Campo de Flores corresponde ao reconhecimento, por esta organização mundial, de estação meteorológica de alta qualidade que passou o no processo de controle de qualidade por 5 dias consecutivos.

isetbala7_1

Em funcionamento desde 30 de Fevereiro de 2012, a Estação Meteorológica do Colégio Campo de Flores (indicativo ISETBALA7) difunde dados em tempo real para as redes mundiais WUnderground e AWEKAS – Automatisches Wetterkarten System. É uma estação meteorológica educacional, privada e amadora que tenta respeitar integralmente as normas instituídas para a instalação de PWS’s – Personal Weather Stations e pelo CWOP – Weather Station Resources. O CWOP é um projecto e programa de partilha de dados que caracteriza, define e instituí um conjunto de normas/recomendações consideradas ideais na instalação dos sensores no exterior, quer seja em meio urbano ou rural. As PWS estão normalmente inseridas em meios Urbanos ou semi urbanos, pelo que por vezes é difícil garantir dados fidedignos no que respeita à temperatura ou velocidade do vento. A nossa estação, pelas caraterísticas do edifício, permitiu uma instalação quase isenta da influência de árvores ou prédios porque os sensores se encontram instalados no topo do edifício apresentando-se, assim, livre de quaisquer obstáculos que influem negativamente os valores registados nomeadamente pluviosidade, direção e velocidade do vento.

A responsabilidade técnica desta EMA é do Clube de Robótica e Automatismos e conta com a contribuição técnica do nosso colega Paulo Henriques.

isetbala7_2

José Fernandes