European Schoolnet atibui selo OURO ao Campo de Flores
Selo Europeu de Segurança Digital OURO atribuído ao Colégio Campo de Flores
O eSafety Label (Selo de Segurança Digital) é a uma iniciativa da European Schoolnet, lançada em 2012 como um serviço europeu de certificação e apoio às escolas que visa promover ambientes seguros e enriquecedores no âmbito das tecnologias digitais.
O Selo de Segurança Digital foi criado em 2012 no “Dia da Internet Segura” com o principal objetivo de promover o acesso seguro às redes e tecnologias digitais fazendo parte dos processos de ensino e da própria aprendizagem.
O projeto eSafety Label surgiu porque muitas empresas (Kaspersky Lab, Liberty Global, Microsoft e Telefonica) e alguns Ministérios de Educação de países europeus como é o caso de Portugal, sentiram que havia necessidade de apoiar as escolas no que diz respeito ao uso correto e responsável das tecnologias.
O Selo da Segurança Digital é apoiado pela SeguraNet cujo objetivo consiste em promover uma navegação segura, crítica e esclarecida da Internet e dos dispositivos móveis na comunidade educativa, isto é, segundo os pricípios da Cidadania Digital. Esta atribuição conta com o apoio de diversas organizações, tais como: a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a APAV (que diz respeito à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e por último é financiada pela União Europeia, no âmbito do programa: “O Mecanismo de Integrar a Europa”.
A abordagem do eSafety Label e respetiva certificação considera três áreas distintas de segurança digital: infraestrutura, políticas e práticas. Infraestrutura, onde é feita a avalição da segurança da rede escolar; política, se a escola desenvolve políticas rigorosas relativas ao uso das tecnologias; prática, se os alunos na respetiva escola sabem como reagir aos perigos associados às tecnologias.

O desenvolvimento das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) tem vindo a acentuar-se cada vez mais, o que leva a que haja uma maior atenção no que concerne à Segurança Digital. Os riscos mais comuns no uso das tecnologias dizem respeito à falta de privacidade e à partilha de informação pessoal, na medida em que as pessoas se tornaram de tal forma adictas a este mundo digital que podem esquecer-se do mundo real em que vivem. Para além das pressões que as redes sociais provocam nos indivíduos existe ainda a inabilidade e mau uso da utilização dos recursos digitais.
Hoje em dia temos redes e equipamentos mais seguros, identificando-se contudo grande fragilidade na segurança ao nível da engenharia social: partilha de informação pessoal e partilha de dados sensíveis. A mitigação destes problemas passa sem dúvida pela formação dos indivíduos e a escola tem aqui um papel fundamental para tornar os cidadãos mais responsáveis e conscientes na utilização destes recursos digitais.
Salientamos a importância dos alunos na atribuição deste Selo Europeu de Segurança Digital OURO atribuído ao Colégio Campo de Flores pela sua dedicação em diversas atividades, algumas fora do contexto formal do currículo e que decorreram no Colégio:
As atividades realizadas pelos alunos de Aplicações Informáticas do 12º ano foram apresentadas, no auditório do Colégio, pelos alunos líderes dos grupos de trabalho: Beatriz Chaveiro – turno Economia, Diogo Gomes – turno de Química e Hugo Pereira – turno de Física e Biologia.
Após uma pequena reflexão e debate, os alunos do 12º ano concluíram que o tema central das palestras seria as redes sociais e perigos associados. Procuraram que a atividade tivesse como destinatários os alunos mais novos, do 1º, 2º e 3º Ciclos em que os professores titulares estiveram também envolvidos.

Atividades desenvolvidas na comunidade educativa com alunos e publicadas no portal europeu eSafety Label (Bruxelas):
Segurança Digital na rede
O Colégio Campo de Flores tem vindo a adotar medidas de segurança digital ao nível físico da sua rede Intranet e também da Internet. Estas medidas não só privilegiaram a segurança como também aumentaram a eficácia das comunicações com a otimização das larguras de banda. Além destas medidas de caráter físico é também nossa preocupação a promoção da segurança não física com as que são preconizadas pela SeguraNet.
Organização: Colégio Campo de Flores
Palavras-chave: Segurança na Rede
Tipo: linhas de orientação
issues: Gestão da segurança digital
Direitos de autor: Para consulta e não divulgação.
Dia da Internet Mais Segura 2017
Workshop dinamizado por alunos da disciplina de Aplicações Informática do 12º Ano no âmbito do dia da Internet Mais Segura 2017.
Organização: Colégio Campo de Flores
Palavras-chave: Internet Segura
Tipo: 0
issues: Práticas/comportamentos dos professores da escola
Direitos de autor: Publicação do relatório autorizado pela aluna e equipa que liderou. Prof. José Fernandes
Workshop sobre Segurança Digital
Workshop dinamizado por alunos da disciplina de Aplicações Informática do 12º Ano no âmbito do dia da Internet Mais Segura 2017.
Organização: Colégio Campo de Flores
Palavras-chave: Workshop Segurança Digital
Tipo: 0
issues: Segurança digital fora da escola
Direitos de autor: Publicação do relatório autorizado pela aluna e equipa que liderou. Prof. José Fernandes

Dia da Internet Mais Segura 2018
Workshops no âmbito do dia da Internet Mais Segura 2018 no Colégio Campo de Flores. As atividades vão ser dinamizadas por alunos do 12º Ano com a participação de alunos da Probótica e TIC. O Clube da Robótica e Automação também se associou a esta iniciativa promovida pela SeguraNet. O tema dos worshops é: Segurança Digital no Col+egio Campo de Flores
Organização: Colégio Campo de Flores
Palavras-chave: Seguranet
Tipo: 0
issues: Práticas/comportamentos dos alunos
Direitos de autor: acesso livre
Cidadania e Segurança Digital
The report of this activity intends to demonstrate the procedures of the organisation and planification of the activity realized on January 22nd 2019. On this day a workshop was realized on the ambit of Digital Security and in the domain of eSafety Label. The activity main goal was to promote the safety practices and digital citizenship in the school, namely to the younger students. Furthermore, we let know about some of Web’s dangers.
Organização: Colégio Campo de Flores
Palavras-chave: Digital Security
Tipo: lesson plan
issues: Apoio aos alunos, Políticas de Utilização Aceitável (PUA), Práticas/comportamentos dos alunos, Presença da escola na Internet, Segurança digital fora da escola, Segurança digital no currículo
Direitos de autor: Free use
Segurança Digital e CyberBullying
O relatório desta atividade pretende demonstrar os processos de organização e planificação da atividade realizada no dia 22 de janeiro de 2019. Neste dia realizou-se um workshop no âmbito da Segurança digital e no domínio da certificação europeia eSafety Label. A atividade realizada teve como principal objetivo promover as práticas de segurança e cidadania digital no colégio, nomeadamente aos alunos mais novos. Para além disso, também demos a conhecer alguns dos perigos da navegação na Web.
Organização: Colégio Campo de Flores
Palavras-chave: Segurança Digital CyberBullying
Tipo: unidade curricular
issues: Apoio aos alunos, Políticas de Utilização Aceitável (PUA), Práticas/comportamentos dos alunos, Presença da escola na Internet, Segurança digital fora da escola, Segurança digital no currículo
Direitos de autor: Acesso Livre
eSafety Label e CyberBullying
Atividade:: aula dada por alunos do 12º Ano aos alunos das turmas do 7º Ano, no âmbito da Segurança e Cidadania Digital.
Organização: Colégio Campo de Flores
Palavras-chave: Aula CyberBulling
Tipo: unidade curricular
issues: Práticas/comportamentos dos alunos, Presença da escola na Internet, Segurança digital fora da escola, Segurança digital no currículo
Direitos de autor: Livre Acesso
