Foi uma manhã diferente.
Uma manhã de microfones, câmaras e tripés. Não faltaram os jornalistas, os repórteres de imagem e muitas perguntas bem-dispostas. Algumas acutilantes. Que o diga João Rafael (diretor do Colégio Campo de Flores) questionado de forma pertinente pelos meninos da sala da Educadora Rosarinho. Alguma vez imaginaram que alguém lhe perguntaria se jogava bem à bola, nos seus tempos de menino ou se, afinal, tinha dois pés esquerdos? A gargalhada foi geral e a crer na resposta dada afinal devia mesmo ser um jogador 5 estrelas.
E afinal o que é isto das reportagens? Para que serve uma câmara? Foi o que ficaram a saber estas crianças de 5 anos, ao mesmo tempo que experimentavam o peso do microfone, a técnica do bem filmar e a arte de saber fazer as perguntas adequadas ao momento e ao entrevistado.
Mas também nós – repórter de imagem Humberto Pereira e jornalista Isabel Moiçó – descobrimos alguns segredos desta sala. Desde o cantinho das bonecas, aos últimos trabalhos manuais, dos sons das sílabas ao saber contar de 10 em 10 e de 5 em 5.
São uns valentes estes meninos. Portaram-se muito bem. Cantaram ainda melhor.
As perguntas que fizeram e o interesse que demonstraram revelam que nesta sala temos vários jornalistas em potencial.
Isabel Moiçó
(Mãe do Pedro Moiçó Fortuna)