Formação em SBV – Suporte Básico de Vida no Colégio Campo de Flores

Após uma interrupção forçada pela pandemia regressámos aos nossos ciclos de formação em SBV Adulto, através da pareceria estabelecida, há já alguns anos, entre o Clube de Radioamadorismo e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores e o Centro de Formação do Hospital Garcia de Orta. Esta formação teve lugar no passado fim de semana, dia 22 de abril, e é acreditada pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e apoiada pelo DFEM – Departamento de Formação em Emergência Médica.

A formação foi orientada para os membros do Clube de Radioamadorismo e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores (alunos, professores, colaboradores e encarregados de educação) e foi muito apreciada pelos nossos formandos (como se pode constatar pelos ECOS registados) não só pelo rigor e competência dos formadores, como também pela simpatia dos mesmos. Com esta qualificação é-nos permitida melhorar a capacitação para as situações de emergência médica que possam ocorrer.

 Por que a necessidade de formação em SBV?

Porque estamos permanentemente rodeados de pessoas, porque lidamos diariamente com crianças e porque somos uma Instituição que se preocupa com a segurança e bem-estar da sua comunidade educativa. Também porque somos e pretendemos formar cidadãos responsáveis!

Em que consiste a formação em SBV Adulto?

O Suporte Básico de Vida Adulto consiste numa série de procedimentos que devem ser executados até à chegada de meios de socorro diferenciados, com o intuito de preservar vidas em situações de emergência médica.

O SBV permite, segundo os estudos internacionais mais recentes, na maior parte das paragens cardiorrespiratórias, duplicar ou triplicar a probabilidade de sobrevivência das vítimas. O tempo que decorre até à chegada da ambulância, atendendo aos tempos médios normais de chegada destes meios, põe em causa a sobrevivência ou a qualidade de vida da vítima.

Desta forma, a intervenção imediata de quem presencia uma paragem cardiorrespiratória, nomeadamente através do acionamento imediato e eficiente dos meios do socorro e do início das manobras de SBV, são determinantes na salvaguarda da vida e constituem os dois dos quatro elos da designada cadeia de sobrevivência. Trata-se de uma manobra que pode ser decisiva para a vida do acidentado, tentando “ganhar tempo” até à chegada do socorro diferenciado.

 Clube de Radioamadorismo e Proteção Civil CCF

ECOS – Testemunhos

Muito obrigado pela oportunidade que me foi dada, fazer SBV foi sempre uma coisa que me suscitou algum interesse, e gostei muito. De realçar o empenho e a boa-disposição com que as formadoras nos receberam.
Rodrigo Chaveiro (aluno do 12º ano)

Com este curso sinto-me preparada para socorrer alguém que não se encontre bem e, por isso, mais segura para ajudar algum dos meus alunos ou colegas.
Grata ao Hospital Garcia de Orta e à sua equipa pela formação e, acima de tudo, pela simpatia e forma descontraída como nos passaram a informação.
Margarida Almeida (professora CCF)

Eu gostei muito de poder realizar o curso Suporte Básico de Vida Adulto, pois era algo que eu já queria realizar há algum tempo. Proporcionou-me uma experiência nova e diferente, e uma mais-valia para o meu futuro!
Madalena Fradique (aluna do 12º Ano)

Agradeço ao Clube de Proteção Civil, ao Colégio Campo de Flores e à excelente equipa de formação do Hospital Garcia da Orta a oportunidade de realizar o curso de Suporte Básico de Vida, onde pude adquirir competências e conhecimentos os quais não dispunha, e sei que serão vitais para atender a situações de emergência que ocorram no futuro.
Cecília Lopes (Colaboradora, apoio à coordenação CCF)

Gostei bastante de realizar o curso de Suporte Básico de Vida promovido pelo Hospital Garcia da Horta. Numa manhã aprendemos como socorrer uma pessoa em caso de emergência, o que eu acho que seja algo bastante essencial para todos. Tudo isto só foi possível de ser realizado devido à equipa de formadoras bastante profissionais e atenciosas. 
Carolina Alves (aluna do 12º Ano)

Gostei bastante de ter realizado o curso Suporte Básico de Vida, pois sempre foi algo que me desencadeou interesse e no qual eu queria saber mais. Foi uma experiência diferente e bastante útil pois permite-me agora poder ajudar quem necessitar. Muito obrigada ao Hospital Garcia de Orta e às formadoras pelo empenho, simpatia e disponibilidade.
Maria Rosa (aluna do 12º Ano)

Gostei muito do Curso de Suporte Básico de Vida realizado no Hospital Garcia de Orta pois foi um momento de aprendizagem muito amigável, divertido, responsável e importante. A equipa que nos acompanhou fez um trabalho fantástico e ensinou-nos tudo o que precisamos de saber para poder ajudar o outro quando for necessário.
Mariana Brito (aluna do 12º Ano)

Gostei bastante de participar nesta atividade de suporte básico de vida, foi bastante motivador e irá ser útil para o nosso futuro.
Gostei bastante da forma como nos ajudaram a melhorar e a boa disposição que estava sempre presente. Obrigada
Leonor Silva (Aluna do 12º Ano)

Ao realizar este curso sinto-me apto a ajudar alguém em necessidade. Com o curso Suporte Básico de Vida Adulto posso contribuir para a saúde dos outros e sentir-me relevante ao intervir num caso de emergência. É certamente uma mais-valia para as minhas aptidões.
Gonçalo Rato (aluno do 12º Ano)