Inovar com Processing

processing1F1

Alunos do 12º ano do Colégio Campo de Flores entraram em contacto pela primeira vez com uma Linguagem de Programação orientada para a manipulação gráfica. O curso inicialmente dirigido aos alunos de Aplicações Informáticas  foi transformado em Workshop aberto a todos os alunos do 12º ano dado o carater interessante e abrangente desta Linguagem de Programação. A primeira sessão teve início na passada sexta-feira  e continuará a decorrer durante mais quatro sessões, culminando com uma Sessão de Apresentação de trabalhos no Auditório do Colégio. A dinamização desta Formação é feita por elementos do equipa da Artica – Creative Computing  sob a orientação técnica e pedagógica do Colégio Campo de Flores.

A linguagem de programação Processing é uma linguagem open source e é orientada  para a criação de imagens, animações e interação. Foi inicialmente desenvolvida para ser utilizada no ensino da programação em contextos visuais. Mas visto que o Processing tem enormes potencialidades é atualmente uma linguagem bastante utilizada tanto no domínio profissional como científico.

O desenvolvimento desta ferramenta de programação, da eletrónica, de hardware específico como por exemplo o Arduino e da da proliferação de bibliotecas para esta linguagem, permitiu que hoje se realizem projetos académicos e profissionais no domínio da computação física. Permitir o contacto dos nossos alunos com estas tecnologias não só acrescenta mais valor como permite, ainda, despertar para novos interesses e horizontes vocacionais.

                                                José Fernandes (professor)