Jornada na horta

O grupo da biodiversidade do ECO-CCF decidiu plantar vegetais e plantas aromáticas, com o objetivo de aprender e observar o desenvolvimento das plantas, e no final comer uma bela sopa e salada.

Começamos por pesquisar as plantas que podíamos semear em janeiro, e descobrimos que era uma boa altura para semear couve-flor, cebola, cenouras, rabanetes e alface. Passados quatro meses colhemos umas bonitas alfaces, e uns rabanetes e cenouras ainda muito pequenos, mas tivemos de os colher porque estavam a crescer muito juntos e precisavam de espaço para desenvolver-se. As saladas ficaram muito boas.

EcoCCF (Sara e Gabriela)

No início do segundo semestre, resolvemos plantar na nossa horta biológica manjericão para afastar insetos, especialmente a lagarta-da-couve, que encontrámos mais ou menos 8 semanas depois de termos semeado a horta. Para resolver este problema fizemos também um inseticida natural com malaguetas, sabão natural , alho e cebola. Ao fim de algum tempo, vimos que os ovos da borboleta-da-couve não eclodiram e as lagartas desapareceram, agora temos apenas de aplicar este inseticida durante mais algumas semanas.

Estamos muito felizes porque a horta está novamente sem ameaças, e finalmente podemos comer uma salada saudável de rabanetes, cenouras e alface.

Sem termos poluído o ambiente, apenas com sementes, luz, água, dióxido de carbono, terra e a indispensável ajuda do sr. Paulo, fizemos uma salada com cenouras deliciosas, alfaces muito frescas e rabanetes um pouco rijos.

EcoCCF (Mafalda e Sofia)