Lanche alentejano – 1º ano B

05122013LancheAlentejanoFotoF3

Na passada 6º feira pudemos saborear alimentos regionais e biológicos, feitos pelo avô da aluna Leonor Filipe tal como, todos os outros que foram trazidos da região alentejana em estudo.

Foi desta forma deliciosa que os alunos do 1º ano B estiveram a estudar na área de projeto o Alto Alentejo mais especificadamente Porto Alegre, Marvã , Ponte de Sôr.

A mãe da Leonor, D. Susete  explicou-nos como os alimentos são confecionados, os ingredientes necessários e o tempo que levam a fazer.

Saboreámos:

– Queijos de Nisa;

– Boleima de maçã

– Nozes

– Figos

– Mel

– Marmelada

– Geleia de Marmelo

– Enchidos de Portalegre (paios)

05122013LancheAlentejanoFotoF2

Ensinou-nos ainda alguns regionalismos como: “Tarro e  Cochos”. Falou-nos da sua utilização na região. O mais interessante foi que durante o lanche pudemos ouvir algumas canções alentejanas, pois a D. Susete até vir para Lisboa participou num coro da região com músicas tradicionais alentejanas.

Desde já o nosso bem-haja por toda a disponibilidade e carinho que demonstrou.

Foi realmente espetacular podermos ter uma pessoa própria da região que nasceu e vivenciou os hábitos e costumes alentejanos….

Além de tudo, deixou-nos algumas receitas dos diferentes manjares que partilhou connosco.

Castanhas de Marvão

05122013LancheAlentejanoFotoF4

As Castanhas utilizadas são da variedade “enxerta” que se diferencia das outras variedades existentes na região, pela sua cor castanho claro brilhante e por ser a mais saborosa.

A reputação atingida pela Castanha de Marvão (Portalegre) levou a que fosse qualificada como Denominação de Origem Protegida, sendo hoje a sua produção controlada pelo OPC-AADP (Organismo Privado de Controlo e Certificação – Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre).

A apanha da castanha ocorre diariamente nos meses de Outubro e Novembro. Todos os anos vão a Marvão centenas de pessoas para participar na Festa da Castanha e provar esta deliciosa iguaria.

PDFicon
Receitas do Alentejo