MINIPARLAMENTO DOS JOVENS “COMO DEVO SER PARA TODOS SERMOS MAIS FELIZES COM OS OUTROS?”

IMG_0129

Na semana temática “Sou Porque Somos”, tivemos a 2.ª edição do Miniparlamento dos Jovens.

Os alunos do 5.º e do 6.º anos começaram por debater, em sala de aula, o tema deste ano: “Como devo ser para todos sermos mais felizes com os outros?”. Em todas as turmas, os debates foram muito enriquecedores e a experiência da partilha de opiniões e de ideias na definição de medidas que respondessem ao tema foram muito significativas.

Eleitos os deputados de cada turma, tivemos a sessão final do Miniparlamento tanto do 5.º como do 6.º anos. Aqui, os jovens deputados tiveram oportunidade de expor as medidas da sua turma e de confrontá-las entre si.

A mediar o debate, foi fundamental a presença de alunos do 10ºB e 11ºB, experientes no Parlamento dos Jovens nacional. Estes alunos presidiram à sessão e apoiaram os vários grupos de deputados na argumentação das suas medidas.

No final, procedemos à eleição das medidas apresentadas através dos votos dos alunos de cada ano. Assim, as três medidas mais votadas foram as seguintes:

  • No 5.º ano:

– Com 20.7% dos votos, a proposta de dramatizações na hora de Direção de Turma intituladas “Põe-te no lugar do outro”, defendida pelo 5.ºD;

– Com 17.9% dos votos, a proposta de um desempenho mais ativo do delegado de turma na gestão de conflitos, defendida pelo 5.ºC;

– Com 16.7% dos votos, a proposta de reflexões em grupo na hora de Direção de Turma, defendida pelo 5.ºC.

  • No 6.º ano:

– Com 24.3% dos votos, a proposta de atividades regulares de convívio em turma, defendida pelo 6.ºD;

– Com 22.6% dos votos, a proposta de reconhecimento do mérito de empenho, defendida pelo 6.ºA;

– Com 17.5% dos votos, a proposta de um sistema padrinhos e afilhados entre os vários ciclos de ensino, defendida pelo 6.ºB.

Terminado o Miniparlamento, fica já a vontade de que o próximo chegue rapidamente, com novos temas, novas medidas, novos deputados… e mais experiência de comunicação e partilha em grupo.

“Eu gostei do Miniparlamento, pois foi uma iniciativa importante para o futuro do Colégio. Os meus parabéns aos organizadores, aos deputados de todas as turmas e ao Colégio.” Filipe Bravo, 6.ºD

“Foi uma boa experiência e uma boa atividade, onde os alunos puderam discutir as suas ideias.” João Margato, 11.ºB

“Foi muito giro ver a forma como eles comunicam perante um público. Espero que, daqui a uns anos, tentem o Parlamento dos Jovens.” Marta Ferraz, 11.ºB