Natal no Hospital Garcia de Orta
Estar doente nunca é bom. Na Pediatria, tentamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para minimizar a dor e o sofrimento dos doentes, incluindo criar espaço e tempo para brincadeiras e, reduzindo ao máximo a duração dos internamentos, que afastam as crianças e os jovens do seu espaço familiar e escolar.
De igual importância, é o que decorre das iniciativas de um grupo entusiasta e empenhado de elementos do Grupo de Humanização da Pediatria, que planeia e organiza múltiplas animações ao longo do ano, com destaque para a mais importante de todas: a Festa de Natal dos nossos pequenos doentes. Para tal, contamos com generosas ajudas, que nos permitem tornar esse dia num momento de sorrisos e alegria, que a magia, pinturas, jogos, música e cantigas e muita animação, são parte da receita.
O Colégio Campo de Flores, é desde há longos anos um parceiro de primeira linha da Pediatria, sempre disponível para toda a colaboração que lhe é proposta ao longo do ano, incluindo a organização da Festa de Natal. Nos últimos, anos decidimos levar um pouco mais longe esta parceria e, embarcar na aventura de levar o espirito natalício a outros Serviços do Hospital.
Assim foi também este ano e, todos os participantes juntaram as suas vozes ao coro do Colégio, entoando canções de Natal sob a orientação das Prof Sandra e Cármen Cunha. Foi particularmente tocante, a forma como nas salas de espera de Serviços com doentes adultos, se viram tantos sorrisos e olhos brilhantes, por vezes húmidos de encanto.
O Natal no Hospital Garcia de Orta começou dia 18, e parte dele trazido pelas vozes destes pequenos e generosos alunos, que assim aprendem e concretizam o dom da solidariedade.
Nem sempre são os adultos que dão as melhores prendas…
Dr. Anselmo Costa (Director da Pediatria – Hospital Garcia de Orta)