Ninhos para chapins-azuis no Colégio

Foi num dia chuvoso e sombrio, dia 21 de janeiro, que ficámos a saber que iríamos novamente entrar em confinamento. Estava previsto nesse dia o EcoCCF colocar no pinhal ninhos para chapins-azuis. O objetivo é atrair chapins-azuis  (Cyanistes caeruleus), contribuindo para o aumento da biodiversidade na escola e assim controlar de uma forma natural pragas de lagartas-do-pinheiro* (os chapins-azuis são os principais predadores destes animais).

Apesar das limitações, não deixámos de colocar nesse dia os ninhos, na esperança de que brevemente ouçamos quer o canto dos chapins quer os risos dos nossos alunos.

*A lagarta-do-pinheiro (ou processionária) é responsável pelo atraso do crescimento ou a morte de várias espécies de pinheiros. Além de danos ambientais, ela pode provocar graves reações cutâneas pelo contacto com os seus pelos. Entre janeiro e maio as lagartas-do-pinheiro (são as larvas da mariposa Taumetopoea pityocampa) abandonam os pinheiros para procurarem um abrigo no solo de onde irão emergir as mariposas.