Novos membros do “Clube do Otimismo”
Nestas últimas semanas, os alunos do 3.º ano não poderiam sentir-se mais positivos e entusiasmados, pois tiveram o prazer de receber a visita do Doutor Otimista, que desenvolve atividades integradas no projeto “Aprender a Vencer”.
Depois de explorarem os conceitos de otimismo e resiliência, chegou a altura das crianças se tornarem membros do “Clube do Otimismo”, comprometendo-se a resolver divertidos enigmas relacionados com a gratidão, o trabalho em equipa, o perdão e as diferentes emoções, entre outros. A Rita e o João, dois jovens que se recusam a desistir dos desafios que enfrentam, ajudarão os alunos a concluir todas as etapas, garantindo que todos sejam capazes de utilizar o superpoder do otimismo.
As primeiras sessões tiveram como objetivo trabalhar a empatia entre as crianças e professores, reconhecendo as qualidades de cada um. As turmas construíram um correio da amizade e ofereceram cartas “sorridentes” aos colegas. Soube tão bem receber elogios!
Para além disso, foi pedido aos alunos que agradecessem pelas coisas boas que os rodeiam. Os agradecimentos foram bastante criativos e até mesmo emocionantes:
“Estou grato por ter uma família que me adora” (Guilherme Silva, 3.º A).
“Estou grata por estar numa escola excelente” (Maria Flor, 3.ºA).
“Estou grata por ter a melhor turma de sempre” (Maria Inês, 3.º B).
“Estou grata por ter uma boa professora” (Maria Palma, 3.º B).
“Estou agradecida por ter muitos amigos” (Inês Magro, 3.º C)
“Estou agradecida por ter condições para viver” (Maria Manteigas, 3.º C).
“Estou grata por ter a melhor irmã” (Leonor Sousa, 3.º D).
“Estou grato por ter uma casa” (Tomás Lin, 3.º D)